Nada será melhor… se não formos melhores!
Queremos que o Brasil seja melhor, que a igreja seja melhor, que o nosso lar seja melhor, que o ambiente do trabalho seja melhor… Certo?
Sim! Mas falta dizer aí o principal: Queremos ser melhores? Reconhecemos nossas fraquezas, nossos erros, nosso egoísmo e desejamos ser melhores? Podemos e devemos melhorar, sempre: temperamento, linguagem, relacionamentos, caráter, vida espiritual … E é por aí que devemos começar, antes de tentar melhorar a esposa ou o marido, os pais ou os filhos, a igreja, o Brasil, o mundo!
O Novo Testamento tem muito a dizer sobre tais melhorias ou crescimento pessoal. Obviamente, começa no campo espiritual, resultando em mais profunda comunhão com Deus e com Cristo, mais amor, mais disposição para servir…
Cito umas poucas passagens bíblicas. “Cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (II Pe 3.18). “Que o amor de vocês aumente cada vez mais…” (Fp 1.9). O apóstolo Paulo escreveu aos Efésios que o Senhor provê líderes espirituais e pregadores visando a edificação e o crescimento dos membros da igreja, de modo que estes sejam edificados, cheguem à maturidade de Cristo, e não sejam mais como meninos em Cristo (Ef 4. 11-14). O mesmo apóstolo recomendou ao jovem pastor Timóteo: “Seja diligente… para que todos vejam o seu progresso” (I Tm 4.15).
Todos estamos sujeitos a circunstâncias adversas… Estas, certamente, causam sofrimento e tristeza, mas não “estragam” a vida, os relacionamentos, a igreja, necessariamente. Pelo contrário, podem até ser “motivo de grande alegria”, pois põem à prova a nossa fé e nos fazem mais “maduros e íntegros” (Tg 1.2-4).
Então, olhemos no espelho da Palavra e atentemos para o exemplo de Cristo (I Pe 2.21). Façamos a nossa parte. Tomemos por assentado que nada será melhor se nós próprios não formos melhores. Com a bênção de Deus e a preciosa orientação de sua Palavra, vamos nos esforçar para sermos cônjuges melhores, pais ou filhos melhores, cristãos melhores, cidadãos melhores…
Pr. Éber César (eberlenzcesar@gmail.com)