Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Determinação

Assisti um filme muito lindo intitulado “Soul surfer. Coragem de viver”. É a história real de Bethany Hamilton, uma surfista havaiana que, aos 13 anos, surfando com amigos, foi atacada por uma tubarão e perdeu o braço esquerdo. No hospital, encorajada pelo pai, ela citou as Soul surfer
conhecidas palavras do apóstolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Posteriormente, com grande esforço e determinação, voltou a surfar, ganhou uma competição e esteve entre as 50 melhores do mundo.

Certamente você conhece outras histórias de superação, disciplina e determinação. Estes exemplos no encorajam (ou nos envergonham!) quando nos sentimos limitados, incapazes, desanimados e desistimos fácil…

Na época das olimpíadas greco-romanas, o apóstolo Paulo escreveu: ”O atleta precisa ser disciplinado […]. Ele se esforça para ganhar um prêmio perecível. Nós, porém, o fazemos para ganhar um prêmio eterno” (I Co 9.25). O “prêmio eterno” (chamado “coroa incorruptível” noutra versão) é o que Deus tem preparado para os que creem nele e o amam:

“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (I Co 2.9).

Que motivação! O apóstolo também testemunhou:

“Prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus” (Fl 3.14).

Essa “corrida” é a vida cristã, uma vida de amor e serviço a Cristo e ao próximo, cumprindo o propósito de Deus. 

Isto exige determinação, ou seja:

  • desejo
  • decisão
  • perseverança.

Cristãos e não cristãos têm desejos (nem sempre legítimos e puros); tomam decisões (nem sempre certas) e perseveram (nem sempre). Mas os cristãos verdadeiros submetem seus desejos e decisões a Deus, em oração, e perseveram na medida em que estão convictos da vontade de Deus.

Funciona para tudo nesta vida: estudos, esporte, música, malhação, namoro, casamento… Todavia, estas atividades e propósitos, ainda que importantes por si só não dão sentido à vida e não garantem o verdadeiro sucesso e a verdadeira felicidade. Há coisas ainda mais importantes que o garantem. São muito faladas e recomendadas, mas nem sempre praticadas com determinação. Menciono  as quatro mais importantes:

1. Ler e estudar a Bíblia regularmente.

O jovem Davi escreveu o conhecido Salmo 1: “Feliz é aquele que não segue o conselho dos perversos nem se junta à roda dos zombadores. Pelo contrário, tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. Ele é como árvore plantada à margem do rio, que dá seu fruto no tempo certo […]” .

2. Orar regularmente (Lc 18.1).

“Jesus contou a seus discípulos uma parábola para mostrar-lhes que deviam orar sempre e nunca desanima [de orar]” (Lucas 18.1). O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Tessalônica: “Não deixem de orar. Sejam gratos em todas as circunstância, pois essa é a vontade de Deus […]” (I Tessalonicenses 5.17-18).

3. Congregar com a família da fé.

“Cristo amou a igreja. Ele entregou a vida por ela […]” (Efésios 5.25). A igreja nunca foi perfeita, pois é constituída de pecadores, pecadores perdoados e salvos, mas ainda imperfeitos! Mesmo assim, Cristo a amou a ponto de morrer por ela! Por que tantos a criticam, desprezam e a deixam? Sim, há igrejas que se desviaram do bom caminho e da doutrina bíblica… Igrejas barulhentas, bandas e “louvores” que estariam melhor num teatro, num clube ou mesmo num circo; pregações monótonas, desatualizadas, exibicionistas e que nada têm de bíblia e santidade. Mas há igrejas fiéis, bíblicas, sinceras, acolhedoras. Procure uma igreja onde você possa adorare louvar a Deus “em espírito e em verdade” (João 4.23), e ouvir uma pregação bíblica e transformadora.

O autor da carta aos Hebreus recomendou: “Não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajem-nos mutuamente […]”(Hebreus 10.25).

4. Buscar a santificação e cumprir nossa missão no mundo.

Na Bíblia, o termo “santo” significa “separado”, separado para Deus. Jesus disse aos seus discípulos: “[…] vocês já não fazem parte do mundo. Eu os escolhi para que não mais pertençam ao mundo” (João 15.19). Paulo escreveu aos cristãos Tessalonicenses: “A vontade de Deus é que vocês vivam em santidade”. Outra versão diz: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (I Tessalonicenses 4.3). Tornamo-nos “santos” quando nos voltamos para Deus e cremos em Cristo como nosso Salvador e Senhor. Acontece uma vez e é definitivo. A “santificação” acontece progressivamente, na medida em que aprendemos a viver como santos.

Paralelamente, procuramos cumprir nossa missão no mundo como testemunhas do que Cristo significa e pode fazer na vida dos que creem nele e seguem seus caminhos. O apóstolo Pedro escreveu aos cristãos de toda parte: “Vocês são o povo escolhido […], nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz […]”  (I Pedro 2.9)

Vale a pena

desejar estas coisas apaixonadamente

decidir por isto firmemente

perseverar nisso, em esmorecer jamais

Ore a respeito… As pessoas desejam tantas coisas; têm coragem para decidir fazer um curso puxado, comprar alguma coisa cara; fazer a viagem dos seus sonhos… Muito bom! Desde que não negligencia o mais importante.

eberlenzcesar@gmail.com

WhatsApp 61 992518014