Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Dia do Homem

Dia do Homem
Redefinindo a masculinidade
No Dia do Homem, celebrado em 15 de julho, temos a oportunidade de refletir sobre o significado da masculinidade nos tempos modernos. É importante reconhecer que as definições tradicionais, ligadas à força física e ao controle emocional, estão sendo questionadas. Os estereótipos de gênero limitam a expressão individual e a liberdade emocional dos homens, assim como das mulheres.
A masculinidade contemporânea valoriza aspectos como empatia, vulnerabilidade, cuidado e respeito pelos outros. Precisamos repensar esses conceitos à luz da Palavra de Deus, como cristãos que somos. A igualdade de gênero é uma ideia fundamental, baseada na noção de que homens e mulheres têm direitos e oportunidades iguais na sociedade.
De acordo com a criação divina, homem e mulher foram feitos à imagem de Deus, iguais em dignidade e com a capacidade de se relacionar com o Criador. Embora sejamos diferentes em muitos aspectos, não devemos considerar uns superiores ou inferiores aos outros.
Ser um homem verdadeiro não está relacionado a ser machista, autoritário, prepotente ou violento, especialmente dentro do casamento. Homens autênticos amam suas esposas, são responsáveis, fiéis e verdadeiros. Juntos, marido e mulher sustentam a família não apenas com provisões materiais, mas também com valores morais e espirituais, temendo ao Senhor.
Neste Dia do Homem, encorajemo-nos a abraçar uma masculinidade autêntica, inspirada nos princípios bíblicos. Como o rei Davi aconselhou seu filho Salomão, “Seja corajoso e seja homem” (I Re 2.2), também podemos seguir o chamado para sermos corajosos e homens de verdade.