Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Jovens, lembrem-se…

No segundo semestre de 2023, eu e minha esposa passamos  uns meses em Calgary, Canadá, na casa do filho Clinton, que pastoreia uma igreja local. No Velhinhosbairro onde mora, há um elegante e confortável residencial de idosos (foto). A igreja envia alguém lá toda semana para fazer uma devocional com os velhinhos, na verdade 4 devocionais em espaços diferentes do prédio. Nós fomos lá com o Clinton. Foi uma experiência encantadora, embora triste… Ver aqueles homens e mulheres simpáticos em cadeiras de rodas, enfraquecidos, prostrados, alguns dormindo, com a cabeça caída durante a devocional… Assim são os anos ou meses finais da vida, para muitos.

As instalações são excelentes, amplas, limpas e bonitas; as cuidadoras são bem treinadas, amorosas e simpáticas… Mesmo assim… Lembrei-me dos conselhos do sábio Salomão aos jovens:

“Não se esqueça de seu Criador nos dias de sua juventude. Honre-o enquanto você é jovem, antes que venham os tempos difíceis e cheguem os anos em que você dirá: ‘Não tenho mais prazer em viver […].’ Lembre-se dele antes que suas pernas comecem a tremer, e antes que seus ombros se encurvem. Lembre-se dele antes que os poucos dentes que lhe restam já não possam mastigar, e antes que seus olhos deixem de ver com clareza. Lembre-se dele antes que seus ouvidos fiquem fracos e você já não ouça […]. Lembre-se dele antes que você tenha medo de cair […]; antes que seus cabelos fiquem brancos […]; antes que falte pouco para descer ao túmulo, seu lar eterno. Sim, lembre-se de seu Criador agora, enquanto você é jovem […]. (Ec 12).

Tremendo! Somente acrescento que, não sendo na juventude, em qualquer outro tempo, mesmo na velhice, pela graça de Deus, as pessoas ainda podem lembrar-se do seu Criador, e crer em Jesus Cristo como seu Salvador! Mas, por muitos anos, terão perdido o melhor desta vida!

Na visita àqueles idosos,  nós lhes falamos do amor do Criador e de Jesus. Nas 4 reuniões, minha esposa cantou, em inglês: “God is so good to me!” e “Yes, Jesus loves me…” (“Deus é tão bom…” e “Sim, Jesus me ama!”). E Clinton leu e comentou Jo 3.16: “Deus amou o mundo […] deu o seu Filho […].” Oramos para que a boa semente do evangelho germine naqueles corações envelhecidos e carentes.

 

eberlenzcesar@gmail.com