Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Cristais de neve, maravilha da Criação! (Novo)

Ebe e M neveNo segundo semestre de 2023, eu e minha esposa passamos quatro meses em Calgary, Canadá, visitando nossos  filhos e suas famílias. Naquele país,  as estações são muito bem definidas. Chegamos em agosto, final do verão. Aproveitamos para fazer alguns passeios. Estradas margeadas de pinheiros, montanhas rochosas, parques e lagos deslumbrantes. Então, veio o outono (setembro, outubro e novembro). Exceto os pinheiros, abundantes na região, todas as árvores ficam amarelas e as folhas caem. É a chamada “fall season”. Lindo também. Agora, no inverno (dezembro, janeiro e fevereiro), tudo muda. Temperatura abaixo de zero, podendo chegar a -30℃. E toma neve! Ainda vamos voltar ao famoso Lake Louise, onde barquinhos deram lugar a patins.

Cidade, estradas, montanhas, lagos, árvores… tudo branco, gelado, diferente, lindo! Eu e minha esposa nunca tínhamos visto isso, ao vivo! Tanta neve (imagine no Himalaia e noutros países polares), sempre me fazem lembrar algo que li sobre os flocos ou cristais de neve.
Wilson Bentley foi um meteorologista estadunidense, pioneiro da microfotografia dos cristais de neve. Em 1931 ele publicou um livro intitulado Snow Cristais (Cristais de Neve). Sua obra, com inúmeras micro fotos, ilustrando as diferentes formas desses cristais, é referência ainda hoje. Ele observou que não há dois cristais iguais, todos são hexagonais e lindos!
Ora, os cristais de neve, como tudo o mais, são criados e controlados por Deus. O justo Jó exaltou a Deus, dizendo:cristais neve

“Com sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas que não compreendemos. Porque ele diz à neve: Cai sobre a
terra…” (Jó 37.5-6).

E o salmista:
“Ele envia as suas ordens à terra… dá a neve como lã e espalha a geada como cinza” (Sl 14715-16).
Tente imaginar: um número quase infinito de cristais de neve cai sobre uma pequena extensão de terra durante uma nevasca, sendo que cada cristal tem um formato específico e sua própria beleza… Como pode alguém duvidar da existência e da obra criadora e redentora de Deus? Como não adorá-lo por suas maravilhas! Como não amá-lo e servi-lo!
eberlenzcesar@gmail.com