Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Histórias do Natal: 1. Zacarias e Isabel

Lucas 1.5-25

O primeiro grande acontecimento que o médico e evangelista Lucas registrou em seu Evangelho foi o aparecimento de um anjo a um  sacerdote judeu chamado Zacarias. O anjo disse  ao sacerdote:

“Tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento” (vs.13-14).

Esta palavra foi tanto mais importante porque desde os dias de Malaquias, o último dos profetas do Velho Testamento, Deus não se manifestava a ninguém  em  Israel.  Falando com Zacarias, através deste anjo, Deus  quebrou  um silêncio de quatrocentos anos.  Além disso, como  veremos  numa outra mensagem, o filho de Zacarias e Isabel, João Batista, nasceu comissionado para a nobre missão de preparar o caminho para Jesus, o Salvador. Deus estava cumprindo uma das últimas profecias do Velho Testamento: 

“Eis que envio o meu  mensageiro que preparará o caminho diante de mim…” (Ml 3.1).

Nos dias de Herodes.

Lucas tem o cuidado de dar-nos o contexto histórico e político deste acontecimento extraordinário e auspicioso. Foi “nos dias de Herodes”. Esta observação é importante porque aqueles dias foram particularmente difíceis para o povo de Deus.  Por determinação do Senado Romano, Herodes, o Grande, governou a Palestina de 40 a.C. a  4 d.C. Ele foi um rei muito violento e incrivelmente desumano. Foi ele quem mandou matar todos os meninos judeus de dois anos para baixo, querendo com isto que, em algum lugar, o menino Jesus fosse morto.[i] Esta simples observação – “nos dias de Herodes…”, lembra-nos que grandes bênçãos da parte de Deus às vezes ocorrem em tempos muito difíceis.

O exemplo de Zacarias e Isabel.

Como indivíduos e como casal,  Zacarias e Isabel  têm muito a nos ensinar. Lucas registrou que

“… ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor” (v. 6).

Note a palavra  “ambos”.  Ambos eram crentes, e bons crentes!  E isto apesar de Herodes!

Todavia, “não tinham filho, porque Isabel era estéril” (v.7a). Naquele contexto cultural, não ter filhos era uma vergonha, uma grande provação.[ii] Isto lembra-nos que a graça de Deus a ninguém isenta de tribulações, nem mesmo aos crentes mais piedosos.[iii]

Mas  Zacarias e Isabel, quando “avançados em dias” (v.7b),  receberam a sua bênção maior, a que justificou suas vidas. Isto acontece às vezes: a maior bênção pode estar por vir; e poderá ser aquela pela qual terá valido a pena viver, mesmo até a velhice. O salmista escreveu acerca dos justos: “Na velhice darão ainda frutos e serão cheios de seiva e de verdor…” (Sl 92.14).

(Aguarde postagem da segunda mensagem desta série, na próxima semana).

Pr. Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

 


[i] Não devemos confundir este Herodes com Herodes Antipas ou com Herodes Filipe, seus filhos e sucessores, também referidos neste evangelho (3.1,19; 23.8,11).

[ii] Ver Lucas  1.25 e I Samuel 1.5-6,10-11.

[iii] Ver Tiago 1.2-4; Romanos 8.28.

 

Veja numa só apresentação, em belos slides,  esta e a próxima mensagem sobre João Batista:

http://eberlenzcesar.blog.br/wp-content/uploads/2012/12/PP-Historias-do-Natal-1.pdf

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *