Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Billy Grahan fala sobre Ciência e Tecnologia

Ouça até o final esta importante palestra de Billy Grahan.

Palestra traduzida:

Como sacerdote, vocês podem imaginar como eu me sinto deslocado. Eu me sinto como um peixe fora d’água, ou talvez como uma coruja fora do ar. (Risos)

Eu pregava em San Jose há algum tempo atrás. e meu amigo Mark Kvamme, que ajudou a me apresentar a essa conferência, trouxe vários CEOs e líderes de algumas das companhias daqui do Vale do Silício para tomarem café comigo, ou eu com eles. E eu estava tão estimulado. E tive uma grande — foi uma experiência esclarecedora ouvi-los falar a respeito de um mundo que ainda está por vir através da tecnologia e da ciência. Eu sei que estamos perto do final dessa conferência, e alguns de vocês podem estar se perguntando porque convidaram um palestrante do campo da religião. Richard pode responder isso, porque ele tomou essa decisão.
Há alguns anos atrás eu estava em um elevador na Filadélfia, descendo. Eu iria falar numa conferência em um hotel. E naquele elevador um homem disse, “Eu ouvi dizer que Billy Graham está hospedado nesse hotel.” E outro homem olhou em minha direção e disse. “Sim, ali está ele. Ele está nesse elevador conosco.” E aquele homem me olhou da cabeça aos pés por cerca de 10 segundos, e ele disse, “Meu Deus, que anticlimax!”  (Risos)
Eu espero — que vocês não sintam que esses poucos momentos comigo não é um — é um anticlimax após todas essas tremendas palestras que vocês ouviram, e discursos, os quais eu pretendo ouvir cada um deles. Mas eu estava em um avião no Leste há alguns anos atrás, e o homem sentado do outro lado do corredor oposto a mim era o prefeito de Charlotte, Carolina do Norte. O nome dele era John Belk. Alguns de vocês provavelmente o conhecem. E havia um homem bêbado lá, e ele levantou de sua poltrona duas ou três vezes, e ele estava incomodando todo mundo com o que ele estava fazendo, ele estava dando tapinhas na aeromoça e a beliscando quando ela passava, e todos estavam chateados com ele. E finalmente, John Belk disse, “Você sabe quem é que está sentado aqui?” E o homem disse, “Não, quem?” Ele disse, “É Billy Graham, o pregador.” O homem disse, “Não me diga!” E ele se virou para mim e disse, “Toca ai!” Ele disse, “Seus sermões realmente me ajudaram.”
(Risos)
E eu suponho que isso seja verdade para milhares de pessoas. (Risos) Eu sei como vocês estão vislumbrando o futuro, e como ouvimos um pouco dele aqui hoje a noite, eu gostaria de viver nessa época e ver como seria. Mas eu não irei, porque já tenho 80 anos de idade; este é meu octogésimo ano, e eu sei que meu tempo é curto. Eu tenho flebite em ambas as pernas no momento, e foi por isso que eu precisei de uma pequena ajuda para subir aqui, porque eu tenho o mal de Parkinson, adicionado a isso, e alguns outros problemas que eu não falarei sobre.
(Risos)
Mas esta não é a primeira vez que tivemos uma revolução tecnológica. Nós tivemos outras. E há uma sobre a qual eu quero falar. Em uma geração, a nação do povo de Israel teve uma mudança tremenda e dramática que os transformou numa grande potência no Oriente Médio. Um homem chamado Davi subiu ao trono, e o Rei Davi se tornou um dos grandes líderes da sua geração. Ele era um homem de grande liderança. Ele tinha o favor de Deus com ele. Ele era um brilhante poeta, filósofo, escritor, soldado, com estratégias em combate e conflito até hoje estudadas por nós.
Mais cerca de dois séculos antes de Davi, os Hititas haviam descoberto o segredo da fundição e processamento do ferro, e lentamente, essa técnica se espalhou. Mas eles não permitiam que os Israelitas aprendessem ou tivessem qualquer acesso. Mas o Rei Davi mudou tudo isso e ele introduziu a Idade do Ferro a Israel. A Bíblia diz que Davi construiu grandes depósitos de ferro, sobre o quais arqueólogos descobriram, na Palestina dos dias atuais existir evidências daquela geração. Agora, ao invés de ferramentas rudimentares feitas de madeira e pedra, Israel agora tinha arados de ferro e foices e enxadas, e armas militares. E no curso de uma geração, Israel foi completamente transformada. A introdução do ferro, de certa forma, teve um impacto um pouco parecido com o que o microchip teve na nossa geração. E Davi descobriu que havia muitos problemas que a tecnologia não podia resolver.
Ainda havia muitos problemas sem solução. E eles ainda estão conosco, e vocês não os solucionaram, e eu não ouvi ninguém aqui falar sobre isso. Como solucionamos esses três problemas que eu gostaria de mencionar? O primeiro que Davi viu era o mal do ser humano. De onde ele vem? Como resolvemos isso? Inúmeras vezes no livro dos Salmos, que Gladstone disse ser o maior livro do mundo, Davi descreve o mal da raça humana. E ainda assim ele diz, “Ele restaura minha alma.” Você já pensou que contradição os seres humanos são? Por um lado podemos penetrar fundo nos segredos do universo e dramaticamente alargar as fronteiras da tecnologia, como essa conferência demonstra claramente. Nós já vimos o fundo do oceano, três milhas abaixo, ou galáxias a milhares de bilhões de anos luz no futuro.
Mas por outro lado, algo está errado. Nossos navios de guerra, nossos soldados, estão numa fronteira agora quase prestes a entrar em guerra com o Iraque. Agora, o que causa isso? Porque temos essas guerras a cada geração, e em toda parte do mundo? E revoluções? Não conseguimos nos dar bem com as outras pessoas, mesmo em nossas próprias famílias. Nos achamos paralisados nas garras de hábitos auto-destruidores que não podemos quebrar. Racismo, injustiça e violência assolam o mundo, trazendo uma colheita trágica de dor e morte. Mesmo os mais sofisticados entre nós parecem impotentes para quebrar esse círculo. Eu gostaria de ver a Oracle solucionar isso. Ou alguns outros gênios tecnológicos trabalharem nisso. Como mudamos o homem de forma que ele não minta ou trapaceie e que nossos jornais não estejam cheios de histórias de fraude em empresas ou no trabalho ou atletismo ou em qualquer outra área?
A Bíblia diz que o problema está em nós, dentro de nossos corações e almas. Nosso problema é que estamos separados do nosso Criador, que chamamos de Deus e precisamos ter nossas almas restauradas, algo que apenas Deus pode fazer. Jesus disse, “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” O filósofo Britânico Bertrand Russell não era um homem religioso, mas ele disse, “É em nossos corações que o mal está, e é de nossos corações que ele deve ser arrancado.” Albert Einstein — Eu estava conversando com alguém — quando palestrava em Princeton, e encontrei com o Sr. Einstein. Ele não tinha um diploma de doutor, porque ele disse ninguém estava qualificado para lhe dar um. (Risos)
Mas ele disse essa frase. Ele disse, “É mais fácil desnaturar plutônio do que desnaturar o mal do espírito do homem.” E muitos de vocês, eu estou certo, pensaram sobre isso e se intrigaram com isso. Vocês viram pessoas pegarem avanços tecnológicos benéficos, como a Internet que ouvimos a respeito hoje a noite, e distorcê-los em algo corruptor. Vocês viram pessoas brilhantes inventarem vírus de computador que fazem cair sistemas inteiros. O bombardeio da cidade de Oklahoma foi simples tecnologia, horrivelmente usada. O problema não é a tecnologia. O problema é a pessoa ou pessoas usando-a. O Rei Davi disse que ele conhecia as profundezas da sua própria alma. Ele não podia se libertar de problemas pessoais e pecados pessoais que incluíam assassinato e adultério. No entanto o Rei Davi buscou o perdão de Deus, e disse, “Tu restauras minha alma.”
Vejam vocês, a Bíblia ensina que nós somos mais do que um corpo e uma mente. Nós somos uma alma. E existe algo dentro de nós que vai além do nosso entendimento. Esta é a parte de nós que anseia por Deus ou por algo mais do que encontramos na tecnologia. A sua alma é aquela parte sua que anseia por significado na vida, e que busca por algo além desta vida. É a parte de você que realmente anseia por Deus. Eu percebo que jovens ao redor do mundo estão buscando por algo. Eles não sabem o que é. Eu falo em muitas universidades, e eu tenho muitos períodos de perguntas e respostas, e seja em Cambridge ou Harvard ou Oxford — Eu falei em todas essas universidades. Eu estou indo para Harvard daqui a três ou quatro não, em cerca de dois meses contando de hoje, para dar uma palestra. E me farão as mesmas perguntas que me fizeram nas últimas vezes que eu estive lá. E elas serão sobre essas poucas questões: De onde eu vim? Porque eu estou aqui? Para onde eu irei? Qual o sentido da vida? Porque eu estou aqui?
Mesmo se você não tem religião, existem ocasiões quando você pensa que existe algo mais. Thomas Edison também disse, “Quando você vê tudo o que acontece no mundo da ciência, e no funcionamento do universo, você não pode negar que há um comandante na ponte.” Eu me lembro uma vez, eu me sentei ao lado da Sra.Gorbachev num jantar na Casa Branca. Eu fui até o embaixador Dobrynin, quem eu conheço muito bem, e eu estive na Rússia por várias vezes durante o Comunismo, e eles me deram uma liberdade maravilhosa que eu não esperava. E eu conhecia o Sr. Dobrynin muito bem, e eu disse, “Eu vou me sentar ao lado da Sra. Gorbachev hoje a noite. Sobre o que eu devo conversar com ela?” E ele me surpreendeu com a resposta. Ele disse, “Fale sobre religião e filosofia com ela. Isto é no que ela está realmente interessada.” Eu estava um pouco surpreso, mas naquela noite foi sobre isso que conversamos, e foi uma conversa estimulante, e depois ela disse, “O senhor sabe, eu sou uma ateísta, mas eu sei que existe algo lá em cima maior do que nós.”
O segundo problema que o Rei Davi percebeu que ele não poderia resolver era o problema do sofrimento humano. O escritor do livro mais antigo do mundo foi Jó, e ele disse, “Mas o homem nasce para a tribulação, como as faíscas se levantam para voar.” Sim, certamente a ciência fez muito para retardar certos tipos de sofrimento humano. Mas eu — em poucos meses eu terei 80 anos de idade. Eu admito que sou grato por todos os avanços médicos que me mantiveram com saúde relativamente boa todos esses anos. Meus médicos na clínica Mayo me desencorajaram a vir nessa viagem para esta — para estar aqui. Eu não dou uma palestra a quase quatro meses. E quando você fala tanto quanto eu, de três a quatro vezes por dia, você fica enferrujado. É por isso que eu estou usando esse palanque e usando essas notas. Toda vez que vocês me ouvem na televisão ou em algum lugar, eu estou improvisando. Eu não estou lendo. Eu nunca leio um pronunciamento. Eu nunca leio um discurso ou uma fala ou uma palestra, eu falo de improviso. Mas essa noite eu tenho algumas notas aqui caso eu comece a esquecer, o que acontece as vezes, e eu tenho algo onde eu possa olhar.
Mas mesmo aqui entre nós, em muitas — nas sociedades mais avançadas do mundo, nós temos pobreza. Nós temos famílias que se destroem, amigos que nos traem. Pressões psicológicas insuportáveis pesam sobre nós. Eu nunca encontrei uma pessoa no mundo que não tivesse um problema ou uma preocupação. Porque sofremos? É uma pergunta antiga que nós não respondemos. No entanto Davi mais uma vez disse que ele iria se voltar para Deus. Ele disse, “O Senhor é o meu pastor.” O último problema que Davi sabia que ele não podia resolver era a morte. Muitos comentaristas dizem que a morte é o assunto proibido da nossa geração. A maioria das pessoas vivem como se elas nunca fossem morrer. A tecnologia projeta o mito do controle sobre nossa mortalidade. Nós vemos pessoas em nossas telas de cinema. Marilyn Monroe é tão bonita nas telas como ela era pessoalmente, e nossos — muitos jovens pensam que ela ainda está viva. Eles não sabem que ela está morta. Ou Clark Gable ou quem quer que seja. As velhas estrelas. Elas voltam a viver. E elas são — elas são tão maravilhosas naquela tela como eram pessoalmente. Mas a morte é inevitável.
Há algum tempo atrás eu falei em uma sessão adjunta do Congresso, ano passado. E nós nos reunimos naquela sala, a sala das estátuas — mais ou menos 300 delas estavam lá. E eu disse, “Existe uma coisa que temos em comum nessa sala, todos nós juntos, Republicanos ou Democratas, ou qualquer outro.” Eu disse, “Todos nós iremos morrer.” E nós temos isso em comum com esses grandes homens do passado que estão nos olhando do alto. E é frequentemente difícil para os jovens entenderem isso. É difícil para eles entenderem que eles irão morrer. Assim como o escritor do livro de Eclesiastes escreveu, ele disse, há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer. Eu estive junto ao leito de morte de muitas pessoas famosas as quais vocês reconheceriam. Eu falei com elas. Eu as visitei em seus momentos de agonia quando elas estavam morrendo de medo.
No entanto, alguns anos antes, a morte nunca havia passado pelas suas cabeças. Eu falei com uma mulher semana passada cujo pai era um médico famoso. Ela disse que ele nunca pensava em Deus, nunca falava sobre Deus, e não acreditava em Deus. Ele era ateu. Mas ele disse, quando ele estava para morrer, ele sentou-se no lado da cama um dia, e perguntou a enfermeira se ele poderia ver o capelão. E pela primeira vez na vida dele ele disse que ele iria pensar sobre o inevitável, e sobre Deus. Existiria um Deus? Há alguns anos atrás um estudante universitário me perguntou, “Qual é a maior surpresa da sua vida?” E eu disse, a maior surpresa da minha vida é a brevidade da vida. Ela passa tão rápido. Mas não precisa ter que ser dessa maneira. Werner von Braun, após o término da Segunda Guerra Mundial concluiu, citação: “Ciência e religião não são antagônicas. Pelo contrário, elas são irmãs.” Ele colocou isso a nível pessoal. Eu conhecia bem o Dr. von Braun. E ele disse, “Falando por mim mesmo, eu posso apenas dizer que a grandiosidade do cosmos serve apenas para confirmar uma crença na certeza de um criador.” Ele também disse, “Em nossa busca para conhecer a Deus, eu vim a crer que a vida de Jesus Cristo deve ser o foco de nossos esforços e inspiração. A realidade dessa vida e da ressurreição dEle é a esperança da humanidade.”
Eu falei muitas vezes na Alemanha e na França e em diferentes partes do mundo — 105 países onde tive o privilégio de falar. E um dia me convidaram para visitar o Chanceler Adenauer que era visto como um fundador da Alemanha moderna desde a guerra. E ele uma vez — e ele disse para min, ele disse, “Jovem,” ele disse, “Você acredita na ressurreição de Jesus Cristo?” E eu disse. “Senhor, eu acredito.” Ele disse, “Eu também.” Ele disse, “Quando eu der baixa, eu vou gastar meu tempo escrevendo um livro sobre porque Jesus Cristo ressuscitou, e porque é tão importante acreditar nisso.” Em uma de suas peças, Alexander Solzhenitsyn descreve um homem morrendo, que diz para aqueles reunidos ao redor da sua cama, “O momento que é terrível para sentir arrependimento é quando alguém está morrendo.” Como alguém deve viver para que não sinta arrependimento na hora da morte?
Blaise Pascal fez exatamente essa pergunta na França do século 17. Pascal foi chamado de o arquiteto da civilização moderna. Ele era um cientista brilhante nas fronteiras da matemática, mesmo quando adolescente. Ele é visto por muitos como o fundador da teoria da probabilidade, e o criador do primeiro modelo de um computador. E é claro que todos vocês estão familiarizados com a linguagem de computador que leva o nome dele. Pascal explorou em profundidade nossos dilemas humanos do mal, sofrimento e morte. Ele estava espantado com o fenômeno que temos considerado: que as pessoas podem alcançar graus extraordinários na ciência, artes e empreendimentos humanos, e ao mesmo tempo estão cheias de raiva, hipocrisia, e têm — ódio de si mesmas. Pascal nos via como uma mistura impressionante de gênio e engano próprio. Em 23 de novembro, 1654, Pascal teve uma experiência religiosa profunda. Ele escreveu essas palavras no seu diário: “Eu me submeto, completamente, a Jesus Cristo meu Redentor,”
Um historiador Frances disse, dois séculos mais tarde, “Raramente um intelecto tão grande se submeteu com tanta humildade a autoridade de Jesus Cristo.” Pascal veio a crer não somente que o amor e graça de Deus podia nos trazer de volta a harmonia, mas ele creu que seus próprios pecados e falhas poderiam ser perdoados, e que quando ele morresse ele iria para um lugar chamado céu. Ele experimentou isso de uma maneira que foi além da observação científica e da razão. Foi ele quem escreveu o tão conhecido ditado, “O coração tem razões que a própria razão desconhece.”
Igualmente bem conhecida é a Aposta de Pascal. Essencialmente ele disse isto: “Se você aposta em Deus, e se abre para o Seu amor, não terá perdido nada mesmo se estiver errado. Mas se você apostar que Deus não existe, então você pode perder tudo, nesta vida e na vida porvir.” Para Pascal, conhecimento científico se empalidecia diante do conhecimento de Deus. O conhecimento de Deus ia muito além que qualquer coisa que já passara pela mente dele. Ele estava pronto para encontrar Deus quando ele morreu com a idade de 39 anos. O Rei Davi viveu até 70 anos — um longo tempo na sua era. Mas ele também teve que encarar a morte e ele escreveu essas palavras: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo.”
Esta foi a resposta de Davi para os três dilemas do mal, sofrimento e morte. Esta pode ser a sua também, quando você busca o Deus vivo e permite que Ele preencha a sua vida e lhe dá esperança para o futuro. Quando eu tinha 17 anos de idade, eu fui nascido e educado numa fazenda na Carolina do Norte. Eu ordenhava vacas toda manhã e tinha que ordenhar as mesmas vacas toda noite quando chegava em casa da escola e havia 20 delas que eu tinha — pelas quais eu era responsável, e eu trabalhava na fazenda e tentava não ficar atrás nos meus estudos. Eu não tirava boas notas no colégio. Eu não as tirava na universidade, até que algo aconteceu no meu coração.
Um dia eu me encontrei cara a cara com Cristo. Ele disse, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Você pode imaginar isso? “Eu sou a verdade. Eu sou a personificação de toda a verdade.” Ele era um mentiroso. Ou Ele era louco. Ou Ele era o que Ele alegava ser. O que Ele era? Eu tinha que fazer aquela decisão. Eu não podia provar isso. Eu não podia levar isso para um laboratório e fazer experiências com isso. Mas pela fé eu disse, eu acredito nEle, e Ele entrou em meu coração e mudou a minha vida. E agora eu estou pronto, quando eu ouvir aquele chamado, para entrar na presença de Deus. Obrigado e Deus abençoe a todos vocês.
(Aplauso)

One Comment

  1. Excelente palavra deste homem de Deus.
    Ele sempre tem sido usado por Deus para trazer mensagens tão edificantes e esclarecedoras.
    Deus continue a abençoá-lo enquanto vida tiver.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *