Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Já que o mundo não acabou…

…faça melhor em 2013!

Nos livros e principalmente na Internet, encontramos listas de pensamentos e bons conselhos para o Ano Novo. Geralmente enfatizam as relações humanas e certos cuidados pessoais. Tudo muito importante. Todavia, reparei que o principal nem sempre é lembrado ou colocado em primeiro lugar. É isto que pretendo fazer nesta minha listinha.

 

 

1. Levar Deus a sério.

Isto é o principal, do que depende tudo o mais. Trata-se do chamado  “temor do Senhor”, tantas vezes referido na Bíblia. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10). Temor, aqui, não é medo propriamente, mas consciência da presença e da vontade de Deus; santa reverência; consciência de que havemos de prestar contas…

2. Crer em Jesus Cristo.

Não da boca para fora, declarando-se cristão como quem se declara flamenguista, corintiano, vascaíno… Ou somente para não ser contabilizado pagão, muçulmano ou budista.  Crer em Jesus é muito mais que simplesmente acreditar na história de Jesus; é confiar, amar e obedecer. E isto na certeza de que ele morreu na cruz por nossos pecados, ressuscitou, está vivo, salva e transforma os que crêem nele; é preciso aceitá-lo como Salvador e Senhor. O amor faz toda a diferença, pois como disse o próprio Jesus: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” (João 14.15). E também: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele” (Jo 14.23).  Que promessa! Que privilégio! Que felicidade! A Trindade habita o cristão e o dirige por meio do Espírito Santo!  (João 14.16).

3. Estudar a Bíblia e orar regularmente.

A Bíblia é a Palavra de Deus.  No Salmo 19, o rei Davi, repetidas vezes, usando termos e figuras diferentes, exalta o valor das Escrituras Sagradas:  “A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma… Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração… São mais desejáveis do que o ouro… são mais doces do que o mel…” (Sl 19.7-10). No Salmo 119, um outro salmista declara, numa oração: “A tua Palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (v.105). É uma pena que tantos que se dizem cristãos não lêem a Bíblia, não a estudam regularmente. Juntamente com o estudo Bíblico, devemos praticar a oração, que é nossa conversa com Deus. Orações espontâneas, sinceras; orações de adoração, de gratidão, de confissão, de súplica, de intercessão. Que resultados alcançaríamos se, no Ano Novo e sempre lêssemos um trecho da Bíblia e orássemos todos os dias, de preferência pela manhã. “De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança… Conduze-me, Senhor… aplaina o teu caminho diante de mim” (Salmo 5.3,8).

4. Participar de uma igreja.

Igreja é assembléia, é povo reunido para adorar a Deus,  ouvir sua Palavra e servir à comunidade. Não há e nunca houve igrejas perfeitas, nem no começo, na época de Cristo e dos apóstolos. Todavia, “Cristo amou a igreja e entregou-se por ela” (Ef 5.25). Se ele que era perfeito amou a igreja a ponto de dar a vida por ela, por que tantos somente censuram a igreja e recusam-se a assumir qualquer compromisso com a mesma? Há, sim, igrejas que se desviaram da sã doutrina, tornaram-se extravagantes na forma de cultuar e excessivamente liberais, mas há igrejas que, mesmo não sendo perfeitas, são bíblicas,   equilibradas, acolhedoras, missionárias. Frequente uma dessas igrejas, com compromisso; participe dos cultos; ame os irmãos; use seus talentos e dons para servir à igreja e, com esta, à comunidade.

5. Amar o próximo e fazer o bem.

Jesus ensinou que o primeiro e maior mandamento é amar a Deus. Este amor envolve o referido temor do Senhor, a obediência a Cristo; o apego à Bíblia, a vida de oração. Entretanto, Jesus ensinou também que o segundo maior mandamento é o amor ao próximo. Amar o próximo e fazer o bem é um princípio repetido quase à exaustão. Praticamos? Quanto egoísmo, quanto exclusivismo, quanta maledicência, quanta omissão existe em nossa sociedade! Sejamos diferentes, provemos que pode ser diferente! Afinal, somos “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5.13-16).

6. Não guardar ressentimentos.

Não seja sensível demais, magoando-se por qualquer motivo.  E se de algum modo for prejudicado, ofendido ou entristecido, lembre-se de que Jesus, “quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça” (I Pedro 2.23). O apostolo Paulo recomendou: “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira… Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” (Gálatas 4.31-32). Isto é tanto mais importante na família, entre marido e mulher, pais e filhos.

7. Tratar os outros como você gosta de ser tratado.

Com amor, cortesia, delicadeza; elogiando e encorajando. Se tiver que corrigir, faça-o com humildade e brandura (Gálatas 6.1). Independentemente do seu temperamento (extrovertido ou introvertido), procure ser simpático, agradável, amigo; não fale demais; ouça também; dê importância; guarde confidências; seja respeitoso e prudente.

8. Administrar bem as suas finanças.

Como se diz, não conte com o ovo que a galinha ainda não botou; não gaste mais do que ganha; pague em dia as suas contas; tenha cuidado ao usar o cartão de crédito; faça de tudo para evitar dívidas. Não entre na onda do consumismo desenfreado. Estude o que a Bíblia ensina sobre dinheiro e bens, ricos e pobres e sobre a alegria da generosidade. Exemplo: I Timóteo 4.8-10, 17.

 

Pr. Éber Lenz Cesar
(eberlenzcesar@gmail.com)

One Comment

  1. Pastor,
    muito ricas e oportunas as suas recomendações. Elas me fizeram lembrar de algumas outras que tive o privilágio de receber na IP Graças, inclusive sobre o cuidado de nunca quebrar ovos sem verificar, um a um, se estavam realmente bons para o consumo. Bateu saudades.
    Um novo ano de grandes realizações e bênçãos sem conta para o senhor, sua querida família e seu rebanho. É nosso desejo. Dayse e família

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *