Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Provisões divinas para 2013

A passagem de ano é data importante. Famílias e amigos reúnem-se para festejar, comer e se abraçar. Há também os fogos de artifício em lugares públicos. Tudo muito certo, muito lindo! Não se pode negar, porém, que, mesmo festejando, todos temos lá alguns lanpejos de sobriedade, de seriedade, de pesar, de preocupação. Afinal, estamos terminando uma etapa da nossa vida e começando outra. Sabemos que nem tudo transcorreu muito bem no ano findo. Como será o Ano Novo?

Se, antes ou depois dos comes e bebes e dos fogos de artifício, tivéssemos um momento para reflexão, análise e esperanças, em que pensaríamos? O que diríamos? O mundo não acabou no 21 de dezembro… Mas está doente, com febre alta! (Que calor!). A humanidade não vai nada bem, a despeito dos avanços científicos e tecnológicos. Em todas as culturas predominam a maldade, o egoísmo, o interesse próprio, a corrupção, a imoralidade, o crime, as drogas, enfim, o pecado. As ralações humanas são extremamente difíceis; os casamentos não duram senão poucos anos, ou nem isso. O consumismo e o desperdício em alguns países contrasta fortemente com a pobreza, a miséria e a fome em muitos outros. Nas grandes cidades, vêem-se, lado a lado, condomínios de luxo e favelas; há muita gente dormindo na rua, debaixo dos viadutos e das marquises… Isto nos incomoda!  Ao que parece, a doença mais comum hoje em dia não é o câncer, nem a AIDS. É a ansiedade. Os ricos e famosos querem sempre mais, e vivem com medo de assalto e de sequestro; os da classe média que ainda estão empregados, têm medo dos assaltos também, mas temem ainda mais a perda do emprego; os da classe baixa, vivem como podem, sempre perguntando: “Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?” (Mt 6.31).

Deus é o grande provedor

Por tudo isto, nesta passagem de ano, será muito oportuno recordarmos alguns textos bíblicos que falam da provisão de Deus e de Cristo. Estas passagens ensinam que Deus provê nossas necessidades básicas e nos conduz pelos caminhos da vida.  São muitos textos. Vou vitar apensa alguns, os mais conhecidos, e sem maiores comentários.

“Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei…” (Hb 13.5).

“O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há se suprir, em Cristo, cada uma das vossas necessidades” (Fp 4.19).

Deus supre nossas necessidades através do nosso trabalho ou através das pessoas. Mas, faltando o trabalho, falhando as pessoas, ele muitas vezes o faz por meios sobrenaturais. Se desejar, leia os textos indicados a seguir:

•  No deserto, Deus alimentou Israel com o maná, o pão que caia do céu (Êx 16.4,11-15,35).
•  O frofeta Elias, em circunstâncias especiais, foi sustentado por corvos, que lhe traziam pão e carne (I Re 17.2-16).
•  Através do profeta Eliseu, Deus multiplicou o azeite de uma viúva (II Re 4.1-7);
•  Faltando vinho nas bodas de Caná da Galiléia, Jesus transformou água em vinho (Jo 2.1-11).
•  Jesus multiplicou pães e peixes para alimentar uma multidão (Mt 14.15-21).
•  Jesus fez acontecer a pesca maravilhosa que supriu os discípulos (Jo 21.3-6).
• No Sermão do Monte, Jesus condenou a ansiedade dos que ficam dizendo “Que comeremos? Que beberemos? “Com quer nos vestiremos?”. E lembrou: “Deus sabe que necessitais dessas coisas!” (Mt 6.25-34).

Provisões emocionais e espirituais.

As provisões de Deus e de Cristo para nós não são materiais apenas, mas também emocionais e espirituais. Ele provê conselho e alegria: “Bendito o Senhor que me aconselha…” (Sl 16.7). O Salmista declarou, numa oração: “…na tua presença há plenitude de alegria… delícias perpetuamente” (Sl 16.11). Deus também provê ajuda para vencermos as tentações:

“Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Co 10.13).

Nos Evangelhos, Jesus prometeu “vida abundante”, ou seja, realizada, satisfatória, feliz (Jo 10.9-11); prometeu dar alívio aos “cansados e sobrecarregados” (Mt 11.28); prometeu dessedentar o sedento, alimentar o faminto, no sentido espiritual (Jo 4.14; 6.35); como Luz do mundo, ele prometeu guiar e iluminar a vida dos que dele se aproximam (Jo 8.12).

Duas pessagens muito especiais.

Cito ainda duas passagens que me têm sido de grande ajuda através dos anos:

“Eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas que eu te ajudo” (Is 41.13-14).
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7).

Nesta passagem de ano, e por todo o Ano Novo, senão por toda a vida, renove sua fé em Deus e no Senhor Jesus Cristo. Deus o ama, e prometeu suprir cada uma das suas reais necessidades, sejam elas materiais, emocionais ou espirituais. Nada de ansiedade, portanto. Confie nele.

Jesus, o Filho de Deus, veio ao mundo para salvar-nos. Ele morreu na cruz por nós, levando sobre si os nossos pecados. Ele é a Água da vida, o Pão da vida, a Luz do mundo… Confie nele. Ame-o mais que a qualquer outra pessoa ou coisa. Viva para ele. E seja feliz.

Pr. Éber Lenz César.
eberlenzcesar@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *