Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Natal com fé, esperança e amor (I)

Introdução

Nestes  tempos difíceis de globalização, liberalismo, materialismo, fanatismo, terrorismo, violência, corrupção e crise,  quais  seriam  nossas necessidades mais  prementes?  Muitas, certamente.  Mas eu  vou referir apenas três, as   que  aparecem juntas em várias passagens do Novo Testamento:  fé,  esperança e amor.
 
Estes  conceitos  são  muito abrangentes. Nestes  primeiros domingos de dezembro, mês em que a Cristandade celebra o nascimento de Jesus Cristo,  nosso  Salvador  e  Senhor,  e  pensa  mais  nas  questões  espirituais,  vamos refletir sobre estas virtudes. A três podem dar a este Natal, ao  Ano  Novo que se aproxima e a nossa  vida um significado todo especial. O apóstolo Paulo  escreveu  aos Tessalonicenses:
 
“Damos  sempre  graças  a  Deus  por  todos vós,  mencionando-vos  em  nossas  orações,  e sem  cessar,  recordando-nos,  diante  do  nosso  Deus  e  Pai,  da  operosidade  da  vossa fé,  da abnegação   do  vosso amor  e da  firmeza  da  vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” (I  Ts  1.2-3).
 
Estas  eram  as  características principais da igreja em Tessalônica.  Com  tais  características, a igreja superava as dificuldades circunstanciais,  talvez ainda  mais  graves do que as  nossas… O  mesmo Paulo escreveu aos Coríntios um  belo  capítulo  sobre o amor.  No  final  deste, ele disse: “Agora, pois, permanecem a fé, a  esperança  e  o amor,  estes  três:  porém  o maior  destes  é o amor” (I  Coríntios  13.13). Imagine um  mundo  cheio  de  fé,  esperança  e  amor!  Imagine  como  poderiam  ser  os  nossos  lares se todos,  marido, mulher e filhos tivessem corações cheios de fé,  esperança e amor.  Imagine uma  igreja  cheia  de  fé, esperança  e  amor.  Utopia?  Não.  É  perfeitamente  possível.  Como?
 
O SEGREDO É CRISTO,  seu  Natal,  sua  morte  e  sua  ressurreição! Refletindo  biblicamente  e  com profundidade  sobre o significado do nascimento miraculoso de Cristo, de sua morte expiatória e de sua ressurreição gloriosa, seguramente cresceremos  em  fé, esperança  e  amor.  O citado apóstolo Paulo agradecia a Deus a fé,  a esperança e o amor  dos cristãos  de Tessalônica,  mas  escreveu-lhes: “Irmãos,  insistimos  com  vocês  que  cada  vez  mais assim procedam…” (I  Ts  4.9- 10). Nesta  e  em  outras  duas  mensagens vamos  refletir  sobre  estas virtudes…

I.  Natal com fé

O  autor  da  carta  aos  Hebreus  definiu  fé  da  seguinte maneira: “Fé é a certeza daquilo que esperamos  e  a  prova das coisas que não vemos…” (Hb  11.1).  E  citou vários exemplos de homens e mulheres  de  fé: “Pela  fé Abel…  Pela fé  Enoque…  Pela fé Abraão…  Pela  fé Isaque…  Pela fé Jacó…  Pela fé Moisés…  Pela fé Raabe…”. E  ele  segue com o que se tem chamado galeria  dos heróis da fé. lamentavelmente, em nossos dias, essa galeria está muito reduzida…

Fé  em  Deus

O  mesmo  texto  de  Hebreus  comenta  que “Sem  fé  é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb  11.6). Os  que  buscam  a Deus,  seja em  oração  ou num ato de culto e adoração, lógico,  precisam  estar absolutamente certos de que Deus existe e os abençoará. Deus  recompensa ou galardoa a fé. Como?

  • Perdoando. “É  ele  que  perdoa  todos  os  seus  pecados…  pois  ele  sabe  do  que  somos formados;  lembra- se  de  que  somos  pó′′ (Sl  103.3,14,  NVI).
  • Santificando. “Eu,  o  Senhor que  os  santifico,  sou  santo” (Lv  21.8).
  • Consolando.  Ele  é “o  Deus  de  toda  consolação” (II  Co  1.3).
  • Alegrando.  Em  Sua  presença  há “plenitude  de  alegria” (Sl  16.11).
  • Ensinando  e dirigindo. Ele  sabe  tudo. “Eu  o  instruirei  e  ensinarei…” (Sl  32.8).

Fé  em  Jesus.

É  preciso  ter  fé  em  Jesus,  também, posto que, de acordo com a Bíblia,  ele é Deus tanto quanto o Pai e o Espírito Santo, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. O  próprio  Jesus  disse: “Creiam  em  Deus,  creiam  também  em mim…” (João  14.1). A  Salvação  depende  disto: “Deus  tanto  amou  o  mundo  que  deu  o  seu  Filho  unigênito,  para  que  todo o  que  nele crer não  pereça,  mas  tenha  a  vida  eterna…  Quem  nele  crê  não  é  condenado;  mas  quem  não crê  já  está  condenado,  por  não  crer  no  nome  do  unigênito  Filho  de  Deus” (João  3:16-18).
A  fé  em  Jesus  inclui:
  • A  certeza  de  que  Ele  ouve  nossas  orações
  • A  certeza  de  que Ele  está  conosco,  pelo  Espírito,  santificando,  consolando  e  capacitando;
  • A  certeza  de  que  Ele  pode  conduzir  nossas  vidas  e  fazer- nos  bem  sucedidos  e  felizes;
  • A  certeza  de  que  a  morte  não  é  o  fim,  mas  uma  passagem  desta  vida  para  outra incomparavelmente  melhor,  com  Cristo,  nos  céus.
Presentemente, no Brasil, talvez mais do que nunca, precisamos renovar a fé, não nos homens, não no Governo… Mas em Deus! Ele é Soberano, está acima e no controle de todas as coisas, mesmo quando parece que não. Mesmo quando, permite, soberanamente, toda essa miséria humana que vemos por aí…  Neste  Natal, reflita sobre isto; pense nestas  passagens da Bíblica; lembre-se de que a fé é um dom de Deus (Rm  12.3);  pode  e  precisa  crescer,  razão porque  podemos e devemos orar como os discípulos de  Jesus:  “Senhor,  aumenta- nos  a  fé” (Lc 17.5).

Pr.  Éber  Lenz  Cesar  (eberlenzcesar@gmail.com)

Leia também:

II. Natal com esperança

III. Natal com amor

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *