Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Missão de Mãe

Missão de Mãe

Uma criança definiu mãe assim:

“Acho que Deus não poderia cuidar de todas as pessoas sozinho, por isso ele fez as mães para ajudá-lo”.

Está certo, pelo menos em parte. É claro que o Deus, o Criador, poderia cuidar perfeitamente e sozinho de tudo o que ele criou, mas ele optou por delegar funções específicas tanto aos homens como às mulheres. A Bíblia diz que nós somos cooperados de Deus (I Coríntios 3.9). Os casados cooperam com Deus quando geram filhos e os educam no caminho em que devem andar (Pv 22.6). Ora, geralmente são as mães que ficam mais tempo na companhia dos filhos e exercem maior influência sobre eles.

Referindo-se ao fato que Eva, a primeira mulher e mãe, cedeu à tentação e pecou, o apóstolo Paulo disse que a mulher…

“… será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso” (I Timóteo 2.15).

Seguramente essa missão é a mais importante e a mais difícil de todas as tarefas que Deus delegou às mulheres. Até porque as mães, mais do que seus maridos ou qualquer outra pessoa, exercem poderosa influência sobre seus filhos, para o bem ou para o mal.

 

Influência materna.

Na Bíblia, temos exemplos de mães que exerceram influência muito negativa sobre seus filhos. É o caso de Atalia, mãe de Acazias, rei de Judá. Está escrito que

“Acazias também seguiu o exemplo da família do rei Acabe [um dos piores reis de Judá], pois sua mãe o incentivou a praticar o mal. Fez o que era mal aos olhos do Senhor, como a família de Acabe” Senhor reprova…”. Outra versão diz: “… sua mãe lhe dava maus conselhos”  (II Crônicas 22.3).

Que coisa! Será que acontece hoje, de algum modo? Sim, infelizmente. Uma criança, numa Escola Bíblica Dominical, reclamou de dor de cabeça e acabou revelando à professora que, na noite anterior, sua mãe, não querendo perder um baile funk, forçou as crianças a acompanhá-la até altas horas da madrugada. Essa criança comentou: “Tia, a caixa de som era maior do que eu… E tinha umas luzes fortes que não paravam de piscar…” Sabe-se o que mais ela pode ter visto… Mães sem juízo, egoístas, prejudicando seriamente os filhos!

Ao contrário, outras mães da história bíblica exerceram uma influência muito positiva sobre os filhos. Joquebede, por exemplo, foi mulher de muita fé e coragem. Seus filhos Miriã, Arão e Moisés tornaram-se, respectivamente, sacerdote, profetiza e líder mais destacado do povo de Deus no Velho Testamento (Êxodo 2.1-10; Hebreus 11.23-24).

Ana, lembrada principalmente por sua oração, clamando ao Senhor por um filho, foi mãe exemplar. O filho que Deus lhe deu em resposta àquela oração, tornou-se o grande profeta Samuel.

No Novo Testamento, temos, entre outros, o exemplo de Lóide e Eunice. Paulo escreveu a Timóteo, seu jovem amigo e companheiro de viagens missionárias:

“Dou graças a Deus… ao lembrar-me de você… Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você” (II Timóteo 1. 4-5). E disse mais: “Desde criança você conhece as Sagradas Letras…” (II Tmóteo 3.15).

Abrahan Lincoln, um dos presidentes mais famosos dos Estados Unidos, costumava dizer:

“Tudo o que sou, ou tenho esperança de ser, devo ao anjo que foi minha mãe. Lembro-me de suas orações…”

Permito-me mencionar, com saudades e gratidão, minha própria mãe, Elvira, esposa do Pr. Benjamim Lenz de Araújo Cesar. Ambos exerceram forte e positiva influência sobre os seis filhos, dos quais eu sou o caçula. Lembro-me dos “cultos domésticos”. Minha mãe os dirigia mais vezes que meu pai, pois este viajava com frequência. Além das histórias bíblicas, mamãe lia para nós histórias de missionários. Lembro-me também de tomar umas palmadas quando desobedecia, respondia ou brigava com um irmão. Depois da choradeira, minha mãe vinha com a Bíblia, mostrava na mesma porque o que eu tinha feito estava errado, dizia-me para pedir perdão e falava do perdão de Deus. Deus usou tais meios de graça e crescimento para dar-nos aos seis filhos uma fé bem firmada na Palavra de Deus e profundo amor ao Senhor Jesus. E Deus ainda nos chamou aos quatro filhos homens para o ministério pastoral… Pura graça!

Alguém perguntou a um sábio quando se deve começar a educação de uma criança. Sua resposta foi: “Vinte anos antes dela nascer e educando-se a mãe”.

Requisitos para a maternidade.

No texto em que o apóstolo Paulo refere-se à “missão de mãe”, lemos que a mulher “será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso” (I Timóteo 2.15). Isto quer dizer que as mães, a despeito da queda referida no contexto, serão bem sucedidas em sua missão se tiverem fé e amor, e se viverem vidas santas, com bom senso. Cada palavra é importante…

  • em Deus e em Cristo; conversão verdadeira
  • Amor a Deus, a Cristo, à família, ao próximo
  • Santificação implica separação no sentido de pertencer a Deus e proceder de acordo com a vontade de Deus
  • Sabedoria, prudência (Provérbios 14.1; Tito 2.2-5)

Estas não são as virtudes mais valorizadas na mídia e por nossa sociedade, hoje em dia, mas são as que Deus quer que as mães (e os pais) desenvolvam, com Sua bênção, para a nobre missão de criar os filhos no caminho bom e direito. Que Deus as abençoe, mães!

Pr. Éber Lenz Éber
eberlenzcesar@gmail.com

Veja também em Power Point

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *