Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Pronunciamento

Pronunciamento

Tenho evitado pronunciar-me publicamente sobre a atual política brasileira e o processo de impeachment… Processo é processo, algo em andamento… Não temos o desfecho, as conclusões, o veredicto. Advogados do mais alto escalão defendem a Presidente e afirmam que a mesma não cometeu “crime de responsabilidade” e que, portanto, o impeachment “é golpe”. Advogados igualmente renomados afirmam o contrário, todos com suposta base constitucional e jurídica. Aguardemos… Mas sem confundir as coisas: Crime de responsabilidade (razão constitucional para um impeachment) é uma coisa; governo bom, ruim ou péssimo é outra… Alguns são contra o impeachment, mesmo achando péssimo o governo.

De qualquer modo, a nação está dividida… e sem opções, sem esperança; como se diz, num “mato sem cachorro”. Converso com um e com outro, colho informações e opiniões… Os dados e conclusões de um são o oposto dos dados e conclusões do outro… Um acha que suas fontes são fidedignas; as do outro, tendenciosas, partidárias, equivocadas. O outro, igualmente. Enquanto isso, os governantes não governam (ou quase isso). Muito ocupados com a crise política, perdidos… O povo sofre… Economia, Educação, Saúde, desemprego, empresas e mais empresas fechando as portas, desigualdade social e criminalidade aumentando assustadoramente…

Entristece-me ainda mais o que vêm dizendo e fazendo muitos cristãos evangélicos. Nem leio tudo que postam nas redes sociais… É deprimente. Entendo que deveriam ser mais prudentes em suas conclusões, acusações ou defesas. Repito: estamos no meio de um processo. Aguardemos… em oração! Teremos as provas de inocência ou culpa? Qual será o veredicto? Sim, creio que podemos e devemos, de forma ordeira e sábia, participar de manifestações e fazer pressão, melhor, clamar por justiça. E que o Soberano e Justo Deus nos mostre a nós e aos magistrados o que é JUSTO. Mas por que nos acusarmos mutuamente, nós cristãos? Um irmão em Cristo não deixa de ser irmão e nem é do Diabo somente porque, nestas complexas situações, tem opinião a favor ou contra… Talvez possa explicar melhor: a favor de que, contra o que.

Desgostam-me cartazes e postagens do tipo “EVANGÉLICOS CONTRA O GOLPE”. Parecem-me muito inclusivos… O slogan, não o texto, é vago. Que golpe? É verdade que, em algumas destas postagens ou abaixo-assinados, assinam os que concordam. Mas o titulo está lá e é o que todos veem, evangélicos e não evangélicos. Muitos evangélicos não gostam ou até se revoltam. Sei de alguns irmãos queridos que estão ficando desanimados, senão decepcionados com a dita fraternidade cristã e com a igreja. Que tal não aconteça. Lembro-lhes que Jesus viveu sob o domínio pagão do Império Romano e no tempo em que os lideres religiosos eram os “escribas e fariseus hipócritas” ; eles dirigiam as Sinagogas e ensinavam ali; eram “mestres da Lei”. Perseguiram Jesus o tempo todo e, por fim, libertaram Barrabás e crucificaram Jesus. Todavia, Jesus frequentava as Sinagogas, e “amou a igreja e se entregou por ela” (Ef 5.25). Alguém postou hoje no Facebook: “Se vais a igreja por causa de Jesus, nunca te afastes dela por causa das pessoas”.

Todos os dias, com minha esposa, oro pelos governantes, pelo Brasil, pelos que têm a tremenda responsabilidade de julgar esta causa como ministros de Deus (mesmo que eles não saibam ou não creiam nisto). Oro também e principalmente por nossas igrejas e pastores. Temos a nossa culpa. Não temos sido “sal da terra” e “luz do mundo” como o Senhor ordenou que fôssemos. Temos as nossas vaidades, ambições, desejo de poder, pecados… e, em alguns casos, dinheiro demais. Precisamos de um AVIVAMENTO ESPIRITUAL como os que aconteceram no passado: na Inglaterra (John Wesley e outros, século XVIII), nos Estados Unidos (Jonathan Edwards, século XVIII; Charles Finey e Dwight Moody, século XIX) e nas Ilhas Hébridas (Duncan Campbel, 1949). Afetaram profundamente estas nações, mudando inclusive as leis.

Muita calma nesta hora! Muita oração! Por mudanças em nossa vida, em nossas igrejas e em nosso país.

Pr. Éber Lenz Cesar
Pastor Jubilado da Igreja Presbiteriana do Brasil
eberlenzcesar@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *