Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

I Tess – V. SANTIDADE E AMOR (I Ts 4.1-12).

Estudos para Pequenos Grupos

Estudos em I Tessalonicenses

ESTUDO 5 – EXORTAÇÕES À PRATICA DA SANTIDADE E DO AMOR FRATERNAL. 4.1-12.

Começa aqui uma nova seção desta carta. A primeira (1.1 – 3.13) incluiu expressões de contentamento, ações de graças e defesa do ministério. Esta contém exortações à prática da santidade e do amor fraternal.

1. A SANTIDADE AGRADA A DEUS. 4.1-2.

Note nestes versículos a importância que Paulo dá à maneira com o crente deve viver e agradar a Deus. Veja também Cl 1.10. O apóstolo tinha instruído os cristãos tessalonicenses sobre isto, quando esteve em Tessalônica. Agora, por meio desta carta, lembra-lhes o que lhes dissera. E enfatiza: “Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação.” Ver I Pe 1.14-16.

2. A SANTIDADE NA ÁREA DO SEXO. 4.3-8.

A Bíblia ensina que o sexo é uma criação de Deus, e que deve ser usado para a glória de Deus, para a procriação e para o prazer do homem e da mulher, no matrimónio. Ver Gn 1.27-28; SI 127,3; I Co 7.2-5; etc. Nos Cantares, Salomão, inspirado, descreve, poeticamente, a beleza e o prazer do sexo no casamento. 

Essa bênção chamada sexo, entretanto, tem sido corrompida, e tem se tornado instrumento de pecado e causa de muito sofrimento. Paulo exorta os cristãos tessalonicenses à praticarem a santidade nesta área tão importante da vida. 

  1. ”Que vos abstenhais da prostituição” (4.3). O termo refere-se primeiramente às relações sexuais pré-conjugais; mas aqui parece indicar todo tipo de impureza sexual (ver o v. 7), de imoralidade. O assunto é tratado com mais detalhe em I Co 6.15-20.
  1. “Que cada um saiba possuir o próprio corpo… não com o desejo de lascívia” (4.4-5). O corpo santificado é, como a própria alma, templo do Espírito Santo, e deve ser usado para a glória de Deus, e não para a imoralidade sexual, “não com o desejo de lascívia”. Ver I Co 6.18-20. Lascívia é sensualidade, exibicionismo, provocação sexual. Os crentes não exibem sexo “como os gentios que não conhecem a Deus” (v. 5b) costumam fazer nas boates, no teatro, no cinema, nos comerciais da televisão, na praias, no Carnaval, etc. Contudo, alguns usam trajes nada recomendáveis para cristãos santificados… (Às vezes até na igreja!). Devem refletir seriamente sobre este versículo e os vs. que seguem.
  2. “Que nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão, porque o Senhor, contra todas estas cousas… é o vingador… Destarte, quem rejeita estas cousas (estas exortações) não rejeita ao homem, e, sim, a Deus…” (4.6-8. Ver 2.13).

3. O AMOR FRATERNAL. 4.9-10.

Paulo passa a falar do amor fraternal. O próprio Espírito de Deus (mencionado no final do v. 8) ensinara aos tessalonicenses a se amarem uns aos outros (v.9). De fato, eles se amavam muito (v. 10 com 1.3 e 3.6). O apóstolo exorta-os, porém, a progredirem cada vez mais nesta prática (4.10). E eles progrediram mesmo. Veja II Ts 1.3. 

Há muito amor em nossa igreja e em nossos Grupos Familiares, certamente. E damos muitas graças a Deus por isso. Todavia, devemos progredir cada vez mais. Que você acha que podemos fazer para o nosso amor fraternal aumentar mais e mais ?

4. TRABALHO, ORGANIZAÇÃO, TESTEMUNHO. 4.11-12.

Vemos nestes versículos que o desejo de viver uma vida santa, agradável a Deus, deve afetar também o cuidado geral com tudo aquilo que o Senhor nos tem dado, e o nosso trabalho, de modo a nos portarmos com dignidade para com os que são de fora, não precisando de nada. Paulo desenvolverá este assunto mais detalhadamente em II Ts 3.6ss.

Éber César

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *