Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

VIII. Deveres para com os líderes (I Ts 5.12-15)

VIII. Deveres para com os líderes (I Ts 5.12-15)

Paulo vem de instruir os crentes tessalonicenses sobre qual será a situação dos mortos crentes no dia da volta de Cristo e sobre o que aquele evento significará para os descrentes e para os crentes (5.1-11). O apóstolo tinha exortado aqueles cristãos à prática da santidade e do amor fraternal. Agora, volta a exortá-los, desta feita, à prática de seus deveres para com os líderes da Igreja.

1. ACATAMENTO DA LIDERANÇA.

Leia os vs. 12-13. Paulo refere-se a líderes de verdade, que “trabalham” com empenho (ver I Co 15.58), que “presidem” com diligência (ver Rm 12.8) e que “admoestam” com toda a longanimidade e doutrina (II Tm 4.2) e com toda a autoridade (Tt 2.15). Os crentes devem acatar estes seus líderes com apreço, com amor e máxima consideração, e isto “por causa do trabalho que realizam”. Seu trabalho é “no Senhor” (v. 12 e I Co 15.58). Neste contexto, é oportuno ler também as seguintes passagens: II Tm 42; Hb 13.7, 17.

2. PARTICIPAÇÃO RESPONSÁVEL.

Como vimos, cabe aos líderes trabalhar, presidir, admoestar. Entretanto, os crentes que acatam seus líderes, que se deixam trabalhar, presidir e admoestar por eles, e que lhes são submissos, também podem e devem “admoestar os insubmissos, consolar os desanimados e amparar os fracos”, e isto “com longanimidade” (v. 14). Assim fazendo, eles ajudam seus líderes, participarão do ministério, e se serão uma bênção para seus irmãos em Cristo. Ver Rm 15.14; I Ts 4.18; 5.11; SI 82,4; 151.

Além de admoestar, consolar e amparar, os crentes podem e devem “evitar que alguém retribua a outrem mal por mal”, e podem “seguir sempre o bem”, isto é, procurar sempre a melhor opção para todas as questões entre eles. V. 15 e Rm 12.17-21.

Como seriam melhores e mais poderosas as igrejas se: 

  • Os líderes trabalhassem com mais empenho, presidissem com mais diligência, e admoestassem com mais autoridade;
  • Os membros das igrejas acatassem mais os seus líderes, e lhes tivessem mais apreço, mais amor e mais consideração; 
  • Todos admoestassem os insubmissos, consolassem os desanimados e amparassem os fracos, com toda a longanimidade!

Ore por isto, e faça a sua parte.

 

Éber César (eberlenzcesar@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *