Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

IV. Cuidando do rebanho (I Ts 3.1-13)

IV. Cuidando do rebanho (I Ts 3.1-13)

Conforme dissemos na INTRODUÇÃO, Paulo esteve em Tessalônica, com Silas e Timóteo (e talvez Lucas) apenas umas três ou quatro semanas. Perseguidos, foram para Bereia. Os judeus de Tessalônica os perseguiram ali também, e os irmãos promoveram a partida de Paulo para os lados do mar, e depois para Atenas. De Atenas, Paulo enviou uma mensagem a Silas e Timóteo, em Bereia, pedindo-lhes que viessem fazer-lhe companhia o mais depressa possível (At 17.15). A presença desses amigos, irmãos e colegas de ministério era muito importante para Paulo… (Ver II Tm 1.15-18; 4.9-11). Os obreiros mais preparados, mais corajosos, mais cheios de fé sentem solidão também, e necessitam da companhia e da ajuda de irmãos e amigos imbuídos da mesma disposição para servir a Cristo e sofrer por Ele!

1. A PREOCUPAÇÃO DE PAULO. 3.1-5.

Todavia, quando Timóteo chegou a Atenas, as preocupações de Paulo com os cristãos tessalonicenses eram tais que ele preferiu ficar sozinho naquela cidade, outra vez, e enviar o jovem amigo e auxiliar de volta a Tessalônica para ver como aqueles crentes estavam reagindo face às perseguições movidas contra os apóstolos e contra eles próprios. Timóteo deveria confirmá-los na fé e exortá-los (encorajá-los). Paulo temia que o tentador os provasse e os fizesse perder a fé, tornando inútil o labor dos missionários em Tessalônica. 

Aqueles que levamos a Cristo devem ser alvo de nossas preocupações ou cuidados permanentes. Quantos evangelistas, pastores e igrejas hoje em dia têm tido o cuidado de acompanhar, confirmar e encorajar seus novos convertidos, posteriormente ao seu recebimento na comunhão da Igreja? (Ver Mt 28.19-20 e At 15.36).

2. O ALÍVIO DE PAULO. 3.6-8.

Mais tarde, estando Paulo em Corinto, Timóteo veio ao seu encontro e lhe trouxe excelentes notícias dos cristãos tessalonicenses. Eles estavam firmes na fé, cheios de amor uns pelos outros, e tinham um grande desejo de rever o apóstolo Paulo (v.6). Este sentiu-se grandemente recompensado (v.7). Escreveu-lhes: “Agora vivemos (respiramos aliviados), se é que (visto que) estais firmes no Senhor.” (v.8).

3. A ORAÇÃO DE PAULO. 3.9-13.

a) Antes, uma pergunta. V.9 com 1.2 e 2.13. Paulo não sabe o que mais agradecer, especificamente, tantas são as bênçãos derramadas sobre os tessalonicenses.

b) Então, a oração. Vs. 10-13. Os tessalonicenses tinham aprendido muito e tinham se tornado “modelo para todos os crentes na Acaia e na Macedônia” (1.7). Mas ainda não sabiam tudo. Paulo ora com “o máximo empenho” pedindo a Deus que lhe permita ir vê-los outra vez a fim de reparar as deficiências de sua fé. O desejo ardente de Paulo é que aqueles cristãos se amem mais e mais, e sejam “confirmados em santidade, isentos de culpa”, e isto “na presença de Deus, o Pai, na vinda do SenhorJesus…” (v.12-13).

 

Éber César (eberlenzcesar@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *