IV. II Tm Capítulo 4
Leia II Tm 4.1-5.
- Que tipo de pastor Paulo, como instrumento de Deus, encoraja Timóteo a ser? Você diria que pregar a palavra, instar (pedir com insistência que se faça isto ou aquilo), mesmo quando não parece oportuno, corrigir, repreender, exortar (encorajar), sempre com paciência e de acordo com a sã doutrina, são coisas do passado?
- Você conhece gente que se diz crente mas que não suporta a sã doutrina (a doutrina como está na Bíblia, sem distorções) e que procura igrejas, pastores e mestres que lhes digam o que querem ouvir? Tenhamos cuidado! Essa doença espiritual pega!.
- Somos sóbrios (moderados) em todas as coisas? Suportamos as aflições? Evangelizamos? Cumprimos o nosso ministério ou função na igreja? Damos conta do recado?
Leia II Tm 4.6.
- Paulo sabe que está vivendo seus últimos dias. Veja como ele fala do seu passado, da certeza e conforto que tem do presente e da esperança que tem quanto ao futuro. Como tem sido a nossa vida desde a nossa conversão? Que certezas e alegrias temos no presente? Quais são nossas esperanças para o futuro, depois da morte?
Leia II Tm 4.7-18.
- A despeito de sua forte liderança, grande fé e coragem, e gloriosas experiências, Paulo era muito gente como a gente Sentiu solidão e tristeza porque alguns o abandonaram, outros seguiram seus caminhos (vs.9-11), não o defenderam (v.16), outros lhe causaram muitos males e resistiram às suas palavras (vs.14-15). A presença de Lucas é pouco; ele quer que Timóteo vá encontrá-lo, que Marcos vá ajudá-lo, que lhe levem a capa.- os afirma: O Senhor me assistiu e me revestiu de forças! (v.17).
Éber César