Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Amigos, amigos de verdade!

Amigos, amigos de verdade!

No Facebook, temos centenas, senão milhares de “amigos”. Uso aspas porque, na rede, o termo generalizou-se em extremo e perdeu muito do seu significado. Nem conhecemos a maioria desses “amigos”. Tomara que, por esse meio, façamos amigos de verdade e, um dia, possamos nos encontrar e nos conhecer melhor! Por falar em amigos de verdade, muitos dos que conhecemos e com os quais nos relacionamos, com o tempo, não se mostraram tão amigos… E será que, de nossa parte, temos sido amigos a toda prova?  Usando textos bíblicos, vamos considerar alguns indícios de amizades falsas e de amizades verdadeiras.

Falsos amigos

a) O indivíduo que, nesses tempos de fácil comunicação, deixa de comunicar-se com o amigo quando a geografia os separa, não é amigo verdadeiro. “Não abandone seus amigos…” (Pv 27.10. Para esta e demais citações bíblicas, usaremos a versão A Mensagem, de E. Peterson).

b) A pessoa que, por discordar de algo que seu amigo disse ou fez, se volta contra ele e o critica ou condena, esse não é amigo de fato. O notável expositor bíblico, Mathew Henry, escreveu: “Há pessoas com as quais não concordamos, mas não precisamos afastá-las de nossa amizade.” E há um provérbio popular que diz: “Nunca foi um bom amigo quem por pouco quebrou a amizade”. Por pouco! Costumo dizer que muitas amizades parecem sustentadas por um fio de cabelo. Várias vezes vi este fio se arrebentar por bagatelas.

c) O indivíduo que não confia, que não se aproxima, que não se deixa conhecer, que não abre o coração, que não compartilha nada e, também, não se interessa em nos conhecer melhor, em se aproximar de nós, esse não é amigo de fato. “Amigos vêm e vão, mas o verdadeiro amigo é mais próximo que um irmão” (Pv 18.24). Também não é amigo o que sai falando para os outros o que o amigo lhe confidenciou. Isso acaba com qualquer amizade! “… quem faz fofoca rompe amizades” (Pv 16.28).

Amigos verdadeiros

a) Claro, são o contrário do que se disse acima sobre os falsos amigos. Os verdadeiros amigos não se esquecem dos amigos que ficaram para trás; não rompem com uma amizade quando têm que discordar da opinião ou procedimento do amigo; procuram conhecer e deixam-se conhecer. Na verdade, “amigos do peito” ajudam um ao outro, aperfeiçoam um ao outro. “Como o ferro afia o ferro, um amigo afia o outro” (Pv 27.17). Veja Gl 6.1.

b) Amigos verdadeiros oram por seus amigos, são um bom exemplo para os seus amigos, dão bons conselhos aos seus amigos, exercem boa influência sobre os seus amigos, ajudam seus amigos quando em necessidade. “Diga-me com quem você anda e direi quem você é: quem anda com o sábio torna-se sábio, mas quem anda com o insensato verá sua vida ir por água abaixo” (Pv 13.20). “O amigo ama sempre e com ele não há tempo ruim; mesmo quando há problemas, ele é sempre um ombro amigo” (Pv 17.17).

c) Amigo verdadeiro não o é pela aparência, pela posição social ou pelo dinheiro dos outros. O Sábio Salomão, lamentou: “O pobre é evitado por todos, mas todos querem ser amigos dos ricos” (Pv 14.20). “A riqueza atrai amigos como o mel atrai moscas, mas os pobres são evitados como uma doença que pega” (Pv 19.4). Já viu isso?

Jesus, o Amigo melhor!

Há anos as crianças cantam nas Escolas Bíblicas Dominicais das igrejas: “Jesus é o amigo melhor…” É o que vemos nos Evangelhos. Sua amizade era expressão do amor profundo e perfeito que nutria por todos. Os líderes religiosos da época, que se consideravam melhores que os outros, criticaram-no por ser “amigo de publicanos e pecadores” (Mt 11.19 RA). “Amigo da ralé”, diz a Bíblia A Mensagem. Ele “percorria a nação, ajudando o povo e curando a todos os que eram oprimidos pelo Diabo…” (At 10.38). Deixou claro para os seus discípulos que ele era o Senhor, e eles, os servos. E não eram grande coisa! Todavia, disse-lhes: “Não os chamo de empregados, porque o empregado não entende o que o patrão pensa ou planeja. Eu os chamo de amigos porque contei a vocês tudo que ouvi de meu Pai” (Jo 15.14-15). Uma boa dica sobre amizade verdadeira.

Valorizamos e cultivamos nossas amizades? Temos amigos verdadeiros? Somos amigos verdadeiros? Cremos em Jesus e o temos na conta de melhor Amigo, nosso amigo no Céu?

Se essa mensagem o abençoou, faça um comentário. E, se desejar, compartilhe.

Pr. Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

 

PageRank

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *