Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

O bom perfume de Cristo

O bom perfume de Cristo Imagem Perfume

Hoje cedo, mais uma vez, refleti sobre estas palavras do apóstolo Paulo aos coríntios: ”Graças a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz triunfantemente. Por nosso intermédio, ele espalha o conhecimento de Cristo por toda parte, como um doce perfume. Somos o aroma de Cristo […]. Mas esse aroma é percebido de forma diferente por aqueles que estão senso salvos e por aqueles que estão perecendo. Para os que estão perecendo, somos cheiro terrível de morte e condenação. Mas, para os que estão sendo salvos, somos perfume que dá vida” (II Co 2.14-16). 

O apóstolo está defendendo seu ministério, face às desconfianças e críticas anteriores dos coríntios. Por isso, acrescenta: “Não somos como muito que fazem da Palavra de Deus um artigo de comércio. Pregamos a Palavra de Deus com sinceridade e com a autoridade de Cristo […]” (V. 17). 

Paulo tem em mente um costume militar de sua época. Os generais romanos saíam à guerra com seus exércitos e, quando voltavam triunfantes, entravam na cidade, em marcha, seguidos por seus soldados e seus prisioneiros. Espalhavam incenso ao longo do desfile… O apóstolo está dizendo que a Palavra que ele prega é como aquele perfume. Assim, ele próprio e todos os que vivem a Palavra são o “aroma de Cristo” (NVT) ou “o bom perfume de Cristo” (RA). 

No contexto romano, o aroma do incenso era percebido de maneiras diferentes. Para muitos, era “perfume de vida”, de conquista e vitória. Para os prisioneiros e os cidadãos rebeldes, era “cheiro terrível de morte e condenação”. Paulo usou essa metáfora para explicar o que acontece quando a Palavra de Deus é pregado e o cristãos a praticam. A pregação e o testemunho desses cristãos são o “bom perfume de Cristo”. Mas esse é percebido de maneiras diferentes. Para muitos, é “perfume que dá vida”, porque é “de Cristo”. Para outros, porém, é “cheiro terrível de morte e condenação”, posto que permanecem descrentes, rebeldes… e prisioneiros do pecado. 

Pregando ou simplesmente vivendo a Palavra, sejamos o “bom perfume de Cristo”. As reações serão diferentes, mas sejamos! É a nossa parte! 

 

eberlenzcesar@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *