Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

IV. Santidade e obediência

“SEDE SANTOS”

IV. SANTIDADE E OBEDIÊNCIA

Israel tinha saído do Egito e chegado ao Sinai. Significativamente, as primeiras palavras de Deus ao Seu povo, neste lugar, foram as seguintes:

“Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos cheguei a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos… vós me sereis nação santa” (Êx 19.4-6). 

Vemos aqui, outra vez, o propósito de Deus e Sua capacidade de agir nas circunstâncias e na história com vistas ao cumprimento deste propósito. Deus libertou os hebreus da escravidão no Egito, conduziu-os através do deserto e deu-lhes as Suas leis no Sinai a fim de que Israel se tornasse uma nação santa. Contudo, há mais  nesta passagem.

1. O ELO QUE FALTAVA.

A passagem acrescenta um elo importante: o da  OBEDIÊNCIA.  Deus disse a Israel: 

“Vos levei sobre asas de águias, e vos cheguei a mim. Agora, pois se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança… sereis nação santa.” 

Tudo o que  Deus fez por Israel teve um único propósito: torná-los uma “nação santa”. Mas Israel teria que ouvir a voz de Deus e guardar a Sua aliança, isto é, as Suas leis. Nesta e noutras ocasiões, o povo respondeu exatamente como devia: 

“Tudo o que o Senhor falou, faremos” (Êx 19.8).

“Tudo o que falou o Senhor, faremos e obedeceremos” (Êx 24.7). 

As leis de Deus são uma expressão do Seu caráter,  da Sua santidade.  Ninguém jamais participará da santidade de Deus a menos que ouça a Sua voz e obedeça às Suas leis. Não há santidade sem OBEDIÊNCIA.

Este ensino é enfatizado noutras muitas passagens. Veja estas: 

“Santificai-vos, e sede santos. Guardai os meus estatutos, e cumpri-os: Eu sou o Senhor que vos santifico”  (Lv 20.7-8). 

Deus ordenou aos filhos de Israel que fizessem borlas nos cantos de suas vestes (algo como amarrar uma fitinha no dedo), e explicou:

“Para que,  vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais… e santos sereis a vosso Deus.” (Nm 15.37-40). 

2. NÃO É DIFERENTE NO NOVO TESTAMENTO.     

Antes de tudo, temos o exemplo de Jesus.  Ele disse: 

“A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a Sua obra” (Jo 4.34). 

No Getsêmane, Ele orou uma primeira vez, dizendo: 

“Meu Pai: se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e, sim, como tu queres” (Mt 26.39). 

Depois, orou outra vez dizendo: 

“Meu Pai… faça-se a Tua vontade” (Mt 26.42). 

Jesus ensinou Seus discípulos a orarem assim: 

“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino (reine sobre nós), faça-se a Tua vontade, assim na terra como no céu…” (Mt 6.9-10).

Deus nos libertou de uma escravidão pior do que a de Israel no Egito, nos reconciliou consigo mesmo, em Cristo, e nos deu mandamentos. Como com Israel, Seu propósito foi fazer-nos santos como Ele é santo. Nossa parte é OUVIR e OBEDECER. 

Paulo testemunhou que, por intermédio de Cristo, ele havia recebido “graça e apostolado… para a obediência por fé” (Rm 1:5). 

Pedro escreveu sua primeira epístola 

“aos eleitos… em santificação do Espírito, para a obediência…” (I Pe 1.1-2).

E acrescentou: 

“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (I Pe 1.14-16).

Temos melhores possibilidades do que Israel, porque, então, as leis de Deus foram escritas em “tábuas de pedra”; mas agora,  há uma “nova aliança”, esta: 

“Nas suas mentes imprimirei as minhas leis, também sobre os seus corações as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Hb 8.10. Ver Hb 10.14-16 e II Co 3.2-3).  

Irmãos, Deus chamou-nos “para sermos santos”. Num sentido, Ele já nos santificou, “em Cristo”; noutro, está nos santificando, pelo Espírito. Cooperemos com Ele, façamos a Sua vontade. Ponhamos borlas em nossas vestes, se necessário, mas não nos esqueçamos das Suas leis, dos Seus ensinos e conselhos. Temos orado muito por SANTIDADE e AVIVAMENTO, e havemos de orar ainda mais. Porém, é necessário agir também. Desistamos de uma vez daquelas coisas que não estão de acordo com a vontade de Deus, e pratiquemos aquelas que nos ordena. 

A verdadeira SANTIDADE consiste nisto: OBEDIÊNCIA.

Eber Lenz César

eberlenzcesar@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *