Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Todas as mulheres de Jesus

Todas as mulheres de Jesus 

Em 1976, na África do Sul, num drive-in, eu e minha esposa assistimos o filme Todos os Homens do Presidente, sobre o escândalo de Watergate. Obviamente, os homens envolvidos, juntamente com o Presidente Richard Nixon. Então, não preciso explicar o título chamativo desta mensagem… 

Começa com Maria, a “embalagem” que o Pai usou para dar seu Filho ao mundo, expressão maior do seu amor (Jo 3.16; Lc 1.26-37,42).

Jesus abençoou muitas mulheres. Numa viagem, a despeito do cansaço, do calor, dos preconceitos da época, ele abordou uma samaritana problemática e mudou sua vida. Ela levou muitos samaritanos a Jesus, literalmente!  (Jo 4).

Sempre que ia a Jerusalém, Jesus hospedava-se na casa dos amigos Maria, Marta e Lázaro, em Betânia. Maria não perdia as oportunidades de sentar-se aos pés de Jesus e ouvir seus ensinos (Lc 10.38-42). Numa data posterior, agradecida, ela ungiu os pés de Jesus com um “bálsamo mui precioso” (Jo 12.1-3). 

Os líderes fariseus arrastaram à presença de Jesus uma mulher supreendida em adultério. Sua intenção era por Jesus à prova: perdoaria a mulher, como ensinava, ou cumpriria a lei, mandando apedrejá-la? (Lv 20.10). Jesus a perdoou, recomendando-lhe: “Vai e não peques mais!” (Jo 8.1-11). 

Estando Jesus a caminho de Jerusalém, pela última vez, não só os Doze, mas muitas mulheres o seguiram, prestando-lhe assistência com os seus bens (Lc 8.1-3). Algumas foram até o Calvário, testemunharam a crucificação, o sepultamento e a ressurreição! (Mt 27.55-56; Lucas 23.55; João 19.25). 

Dias após a ascensão de Jesus, essas mulheres permaneceram com os Doze, em oração, aguardando a descida do Espírito Santo. Aconteceu no Pentecostes (At 1.13-14; 2.1-4). 

Posteriormente, muitas mulheres ajudaram os apóstolos no serviço ao Senhor. Paulo escreveu aos Romanos: “Saúdem Trifena e Trifosa, obreiras do Senhor, e à estimada Pérside, que tem trabalhado com dedicação. [A mãe de  Rufo] tem sido mãe para mim” (Rm 16.12-13). Nas igrejas que pastoreei, fui auxiliado por muitas irmãs dedicadas. Por minha esposa, então…  

Nossa homenagem a todas! 

Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *