Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

II. A queda dos anjos

Série: Anjos

II. A QUEDA DOS ANJOS

No estudo anterior, refirmo-nos aos anjos que, podendo escolher entre o bem e mal, op-taram pelo mal, caíram, e se tornaram anjos maus. Onde, como e quando se deu a queda dos anjos?

 1.O fato da queda

Pedro escreveu sobre o castigo que Deus impôs aos anjos que pecaram (II Pe 2.4). Judas referiu-se aos “anjos que não guardaram o seu estado original” (Jd 6). Estes anjos são o diabo e os demônios. Jesus falou do “fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41). Com base em Is 14.12, entende-se que o diabo, antes da queda, chamava-se “Lúcifer, o filho da alva”, e deve ter sido um dos arcanjos ou chefes de anjos. Foi ele quem liderou a rebelião dos anjos.

Muitos intérpretes pensam que Is 14.12-14 e Ez 28.12-17, que profetizaram a queda dos reis de Babilônia e de Tiro, respectivamente, referem-se, também, à queda de Lúcifer. Esta  seria a origem de Satanás…

 2. A época da queda

A Bíblia não diz quando aconteceu a queda dos anjos. Mas provavelmente Adão e Eva já estavam no Éden visto que, depois de os haver criado no sexto dia, “viu Deus tudo quanto fi-zera, e eis que  era muito bom” (Gn 1.31). Tudo era ainda muito bom, inclusive os anjos, to-dos os anjos. Mas, por quanto tempo estiveram Adão e Eva no Éden antes da queda  dos anjos e antes de Satanás os tentar? Não sabemos. Tudo que podemos dizer é que Satanás, lógica-mente caiu antes deles, e tem ainda maior culpa porque no céu, onde pecou e d’onde foi précipitado, não havia ninguém para tentá-lo.

 3. As causas da queda 

Parecem ter sido:

  • Vaidade. O chefe da rebelião dos anjos era “sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura” ( Ez 28.12).
  • Ambição. O chefe da rebelião dos anjos quis subir “acima das estrelas de Deus” e exaltar o seu próprio trono. Disse: “Subirei… e serei semelhante ao Altíssimo”(Is 14.13-14).

Sem dúvida, as causas da queda de Satanás foram as causas da queda dos outros anjos maus, os demônios, e da queda do homem. Satanás seduziu o homem com a promessa: “… como Deus, sereis…” (Gn 3.5).

 4. Os resultados da queda 

  • Os anjos que caíram perderam, naturalmente, a sua santidade original. Tornaram-se “espíritos imundos”(Mt 10.1); “portadores de males”(Sl 7.49); “forças espirituais do mal” (Ef. 6.11-12). O “dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, é o sedutor de todo mundo”(Ap. 12.9).
  • Alguns deles foram precipitados no inferno e entregues a abismo de trevas. Estão “sob algemas”, e assim ficarão até o dia do juízo (II Pe 2.4; Jd 6).
  • Outros permanecem em liberdade e trabalham em definitiva oposição à obra dos anjos bons (Dn 10.12,13,20,21; Jd9; Ap 12.7-9).
  • No fim dos tempos, os anjos caídos serão atirados para a terra (Ap 12.8-9) e, após o seu julgamento ( I Co 6.3), serão lançados no lago de fogo ( Mt 25.41; II Pe 2.4; Jd 6).

 

Éber LENZ CESAR (eberlenzcesar@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *