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"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

III. OS ANJOS BONS

SÉRIE: Anjos

III .  OS ANJOS BONS

 Dos estudos feitos até aqui, concluímos que os anjos dividem-se em duas grandes classes: anjos bons e anjos maus. Há tipos diferentes de anjos bons e tipos diferentes de anjos maus, e há organizações  existem entre eles.

Uma certa categoria de anjos bons desempenha em funções de grande responsabilidade junto ao trono de Deus, cooperando com Ele na administração dos céus; ao passo que um outro grupo de anjos bons  presta servços aos homens no mundo inteiro, especialmente “àqueles que hão de herdar a salvação”(Hb 1.14).

 1. Os anjos propriamente ditos

A palavra “anjo” tanto no hebraico como no grego, significa “mensageiro”. Os discípulos que João Batista enviou a Jesus são chamados “aggeloi”, isto é, “mensageiros”, em Lc 7.24. Os sete “anjos”das sete igrejas da Ásia Menor (Ap 2 e 3) podem ter sido simplesmente sete bispos  dessas igrejas que visitaram João na ilha de Patmos. O contexto indicará quando “aggeloi” refere-se a mensageiros celestiais. Mais comumente refere-se  a mensageiros celestiais.

Há “incontáveis hostes dos anjos” (Hb 12.22, celestiais). Eles compõem “os exércitos de Deus” (Jó 25.3; Mt 26.53). A Bíblia menciona nominalmente apenas um anjo, Gabriel. O nome significa “herói de Deus”, “poderoso”. Este anjo tem sido o mensageiro das misericórdias e das promessas de Deus ao seu povo. Aparece quatro vezes na Bíblia, sempre anunciando boas novas:

  • Dn 8.15-19. Anunciou o plano de Deus para o “tempo do fim”.
  • Dn 9.21 . Anunciou as chamadas “Setenta Semanas de Daniel”, também ligadas ao tempo do fim.
  • Lc 1.11-19. Anunciou a Zacarias o nascimento e o ministério de João Batista.
  • Lc 1.26-33. Anunciou à virgem Maria o nascimento e o reinado de Jesus , o Messias.

 2. Os arcanjos 

O prefixo “arc” sugere um anjo chefe, principal. O termo “arcanjo” aparece duas vezes em toda a Bíblia. Há menção de um único arcanjo. Seu nome é Miguel (Jd 9). Ele é chamado “príncipe”do povo de Deus em Dn 10.13,21 e 12.1, e aparece lutando contra o “dragão e seus anjos”em Ap 12.7-12.

“Os estudiosos da Bíblia têm especulado que Miguel lançou Lúcifer e seus anjos decaídos para fora do céu, e que Miguel, agora, entra em conflito com Satanás e os demais anjos maus para destruir-lhes o poder e dar ao povo de Deus a perspectiva da vitória final”. (Grahan, Billy, ANJOS , pág. 46).

      O arcanjo Miguel virá com Jesus na segunda Vinda , e anunciará aquele glorioso evento (I Ts 4.16).  Há indícios de que Lúcifer (Satanás), antes de sua queda, era também um arcanjo, igual ou  talvez superior a Miguel.

3. Os querubins

 São mencionados em várias passagens. A etimologia da palavra não é conhecida. Tem si-do sugerido que significa “guardar”. De fato, em Gn 3.24, vemos querubins guardando a ar-vore da vida, no Éden. Além disso, Deus ordenou a Moisés que fizesse dois querubins de ouro e os colocasse nas duas extremidades do propiciatório, a tampa que cobria  a araçá da aliança que ficava no Santo dos Santos, querubins guardiões adornavam o véu ou cortina  que vedava a entrada do povo naquele  lugar santíssimo ( Êx 26.31). Nos salmos, vemos os querubins sustentando e guardando o trono de Deus (Sl 80.1; 99.1; Ap 4.6). Estas passagens indicam que os querubins tinham e têm a função de guardar os lugares sagrados.

 4. Os serafins 

São mencionados pelo nome apenas em Is 6.2,6.São  distintos dos querubins. Há passa-gens que dizem estar Deus assentado acima dos querubins (I Sm 4.4; Sl 80.1; 91.1); mas os serafins estão em pé, acima dEle (Is 6.1). Também seus deveres diferem dos que competem aos querubins.  Eles lideram os céus na adoração a Deus e purificam os servos de Deus para o culto e serviço a Deus.

Há indicações de que existem ORGANIZAÇÕES entre os anjos bons. Em Cl 1.16, Paulo fala de “tronos”, “soberanias”, “principados”, “potestades”. O contexto parece indicar que estas são  organizações de anjos bons. Em Ef 1.21, a referência parece incluir tanto os anjos bons quanto os maus. Nas outras passagens, essa terminologia se refere definitivamente ape-nas aos anjos maus. ( Rm 8.38; Ef 6.12; Cl2.15).

 Não se sabe exatamente o que estes termos significam em conexão com os anjos. Podemos apenas dizer que os “Tronos” (hronoi) se referem a seres angélicos, cujo lugar e na presença imediata de Deus; esses anjos são investidos de poder real que exercem  sob Deus. As “Soberanias” (Kuriotetes) parecem estar próximas aos “Tronos” em dignidade. Os “Prin-cipados”(Archai) parecem se referir a governantes sobre povos e nações distintos. Assim, Miguel é tido como o príncipe de Israel (Dn 10.21; 12.1); assim lemos também a respeito do príncipe da Pérsia e do príncipe da Grécia  (Dn 10.13,20). Estes dois, Principados dos anjos maus. As “Potestades”(Exousíai) são possivelmente autoridades subordinadas, servindo sob uma das outras ordens.

O “ANJO DO SENHOR” não é, como cremos, um anjo, mas sim o Verbo de Deus pré-encarnado sob forma de um Anjo. Ele é mencionado com freqüência no Velho Testamento

(Gn 18.2,22; 19.1; 22.15-16; 31.11,13; Êx 3.2ss, etc).

 Éber LENZ CESAR (eberlenzcesar@gmail.com)

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