Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

II. Cegueira espiritual

CegoSérie: Olhos que veem

II. Cegueira espiritual  

Cegueira é a perda total ou parcial da capacidade de ver, e é o mais grave de todos os males dos olhos. Calcula-se que em todo o mundo haja mais de 250 milhões de cegos, o que afeta as famílias, as escolas e a economia como um todo. 

Admiro os cegos por sua resiliência e por suas realizações, a despeito das trevas que os cercam. Ouço com frequência o famoso cantor e produtor musical italiano, Andrea Bocelli. Ele nasceu com glaucoma congênito e visão limitada. Aos 12 anos, durante uma partida de futebol, levou um golpe na cabeça e ficou totalmente cego. Superou e tornou-se o que é.

Pastoreando uma igreja no Rio de Janeiro, batizei uma menina cega. Ela venceu as etapas do ensino fundamental e médio, ingressou na faculdade e já se formou em Biologia. Também participou de uma novela da Rede Globo. Admirável.

A cegueira mais grave

Se milhões de pessoas em todo o mundo são fisicamente cegas, muito mais são os cegos espirituais. As pessoas espiritualmente cegas não compreendem as coisas espirituais (I Co 2.14). Muitas conseguem entender um complicado teorema matemático, mas não compreendem a revelação de Deus. Têm  consciência das necessidades físicas, mas são indiferentes às necessidades espirituais. Essa cegueira é tanto mais grave que a cegueira física porque os cegos espirituais geralmente não reconhecem a própria cegueira.

Dois evangelistas em visita a uma casal, após um tempo de conversa informal, passaram a apresentar-lhes a mensagem do evangelho. Falaram do amor de Deus, explicaram o significado da morte de Cristo na cruz e como o pecador pode ser salvo, arrependendo-se de seus pecados e crendo em Jesus Cristo. Interrompiam vez por outra sua exposição para perguntar-lhes: “Isto está claro para vocês? Vocês estão compreendendo?” Prontamente o casal respondia: “Sim, sim…” Então, um dos evangelistas perguntou-lhes se queriam orar aceitando Jesus como seu Salvador.  Ao que o senhor replicou: “Afinal, qual é a diferença entre Presbiterianos e Batistas?” E a senhora disse: “O que vocês querem beber: coca-cola,  guaraná ou café?” Isto é cegueira espiritual.

Textos bíblicos

Referindo-se a muitos dos seus contemporâneos, Jesus lhes aplicou uma velha profecia de Isaías:

“Quando ouvirem o que digo, não entenderão. Quando virem o que faço, não compreenderão. Pois o coração deste povo está endurecido… seus olhos não veem, e seus ouvidos não ouvem, e seu coração não entende, e não se voltam para mim, nem permitem que eu os cure” (Mt 13.14-17; Is 6.9-10).

Nas proximidades de Jerusalém, chegando à cidade para dar a sua vida pelos pecadores e salvar os que nele cressem, Jesus lamentou, com lágrimas:

“Como eu gostaria que você [Jerusalém] compreendesse o caminho para a paz… Agora, porém, isso está oculto a seus olhos!” (Lc 19.41-42).

Tantas vezes Jesus tinha estado ali pregando acerca do Reino de Deus, ensinando sobre o caminho da paz, paz interior. Mas por seus próprios pecados, coração empedernido, cegueira de alma, a maioria não quis saber… 

O apóstolo Paulo, referindo-se às suas próprias pregações, escreveu acerca dos que não entendiam ou nem mesmo queriam ouvir o que ele lhes dizia:

“O deus deste mundo cegou a mente dos que não creem, para que não consigam ver a luz das boas-novas” (II Co 4.3-4).

Terrível! Já lidamos com pessoas assim, indiferentes, incrédulas, cegas para a gloriosa e salvadora mensagem do evangelho.  

Causas da cegueira

  1. Coração endurecido. 

No texto de Mt 13.15, acima citado, referindo-se aos que não aceitavam sua mensagem, Jesus disse: “… o coração deste povo está endurecido … têm os olhos fechados, de modo que seus olhos não veem.O coração endurece, os olhos se fecham na medida em que o indivíduo persiste no pecado, não se arrepende, não muda de vida. 

  1. Ação satânica. 

No outro texto citado acima, o apóstolo Paulo disse sobre os que rejeitavam sua pregação: “O deus deste mundo cegou a mente dos que não creem, para que não consigam ver a luz das boas-novas…” Terrível também! Pensar que Satanás é o “deus desse mundo” e que, ainda hoje, muitos lhe prestam culto! 

Em fevereiro desse ano, no palco do Grammy Awards 23, imagens satânicas de fogo e chifres foram o foco da apresentação dos cantores Sam Smith e Kim Petras com a canção “Unholy” (Profano). Smith apresentou-se usando uma cartola com chifres de diabo. A crítica protestou: “Para onde fomos? Isto parece uma adoração satânica…” (Site Gospel Prime). O que se pode esperar? Satanás, o arqui-inimigo de Cristo e nosso adversário (esse é o significado do nome), opõe-se a toda mudança que o amor de Deus e as boas novas do evangelho podem fazer no coração e na vida das pessoas. Ele as cega para essas bênçãos espirituais. 

  1. Atrofia visual. Nas cavernas escuras e alagadas, vivem várias espécies de peixes… cegos. Por que cegos? Porque foram naturalmente selecionados pelo ambiente, como dizem alguns cientistas, ou porque, devido à escuridão, seus olhos atrofiaram ao ponto de perderem totalmente a visão.  

É o que acontece com as pessoas que vivem neste “mundo de trevas” (Ef 6.12), sem a luz do Evangelho. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Se vocês me seguirem, não andarão no escuro…” (Jo 8.12). E mais: “Eu vim como luz para brilhar neste mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça na escuridão” (Jo 12.46).

Jesus, o divino oftalmologista

Durante seu ministério terreno, Jesus curou várias pessoas fisicamente cegas; e a muitos cegos espirituais. Hoje ele cura a cegueira espiritual quando o indivíduo mesmo lê as Escrituras Sagradas – sim, porque pode ler – ouve a pregação do evangelho e é sensibilizado pelo Espírito Santo. Os que já estão na luz de Cristo, oram por ele. E ele próprio pode orar como o Salmista: “Abre meus olhos [os da alma], para que eu veja as maravilhas da tua lei [ou da tua Palavra]” (Sl 119.18).

Esta oração pode e deve ser feita pelos crentes também, pois, às vezes, não conseguem ver ou entender a mensagem contida em certas partes das Escrituras. Ocorrendo um problema relacional ou uma circunstância adversa, não veem as placas sinalizadoras de Deus, e tomam caminhos errados… Viram a Luz, passaram pela “porta estreita”, seguiram pelo “caminho apertado”… Mas, lá na frente, talvez devido às trevas à volta, e uma certa cegueira, desviaram-se! (Mt 7.13-14; Sl 32.8). 

eberlenzcesar@gmail.com

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *