Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

IV. Hipermetropia espiritual

hipermetropiaSérie: Olhos que veem

IV. Hipermetropia espiritual

 

Na Oftalmologia, a hipermetropia é uma doença ocular em que o globo ocular é um pouco menor do que o normal. O resultado é um erro de focalização da imagem. O hipermetrope tem uma visão fora do foco para o que está perto e enxerga bem o que está longe. É o contrário da miopia. 

Exemplo. O Sr. José não quer admitir que tem hipermetropia. Não aceita a ideia de usar óculos. Ele pode ver bem a estrada quando está dirigindo o carro ou quando caminha até a padaria, ou mesmo quando assiste TV. É verdade que quando vai ler o jornal ou a mensagem no celular ele tem dificuldade. Mas a razão disso, ele explica, é que os tipógrafos usam letras muito pequenas, ou é a luz que está muito fraca. Seus olhos lhe dizem que ele precisa usar óculos ou então arranjar extensões para os braços.

Este é um exemplo de gente que pode ver à distância, mas não o que está perto. Calcula-se que 65 milhões de brasileiros têm hipermetropia. Talvez a maioria nem saiba, provavelmente porque não lê muito e não gosta de celular. 

Hipermetropia espiritual

Pode ser que você, leitor, não seja hipermetrope. Seus olhos físicos enxergam bem o que está perto. Mas, como estão seus olhos espirituais, os olhos da mente e da alma?

Sim, porque a hipermetropia física tem equivalência na visão espiritual das pessoas. Há muitos que focam num futuro distante, mas não aproveitam as oportunidades presentes. Vivem de sonhos… grandes sonhos:

  • Eu ainda serei um grande escritor!
  • Meu sonho é ser um grande pianista!
  • Se um dia eu ficar rico, darei uma grande oferta para a igreja!
  • Eu ainda quero ser um grande missionário!

Por que não focar também no que está perto, e começar logo? O sábio Salomão já dizia: 

“O sensato mantém os olhos fixos na sabedoria, mas os olhos do tolo vagueiam até os confins da terra” (Pv 17.24).

A hipermetropia espiritual tem cura!

Atende para as oportunidades presentes tanto como para as possibilidades futuras. 

  • Suponhamos que você deseja ser um grande escritor e já imagina o lançamento de seu primeiro livro, os autógrafos que dará, etc.. Mas tão logo você se assenta para escrever o primeiro capítulo, você se levanta para um lanche, ou para passear com o cachorro, ou para ver o que está passando na televisão. Se você faz isso, você é hipermetrope. Você precisa começar a escrever, focar nesse trabalho, perseverar, se esforçar ao máximo. Não importa se o que você consegue produzir não se pareça em nada com as obras de Shakespeare. Somente escreva, escreva e torne a escrever.
  • Você sonha tornar-se um renomado pianista ou, que seja, tocar o bastante para ajudar nos louvores de sua igreja. Mas não se aplica, não se exercita. Ninguém se torna um pianista sem muitas horas de estudo teórico e exercício. E quanto mais cedo, melhor. Não há um caminho fácil para o sucesso. A concretização de qualquer sonho exigirá milhares de horas de trabalho, de concentração e de aproveitamento de oportunidades, assim como de renúncias.
  • Você imagina que um dia poderá contribuir com grandes ofertas para sua igreja ou para missões. Mas, ao mesmo tempo, você reluta em dar ao menos uns 3% a 5% de seus vencimentos atuais para a obra do Senhor. Conheci um senhor que jogava na loteria e dizia que, se ganhasse, daria uma grande oferta. Entretanto, recusava-se a dar o dízimo daquilo que o Senhor já lhe dava casa mês.
  • Alguns jovens querem ser pastores; moças querem ser missionárias. Então, comecem! Orem por seus amigos descrentes, peçam ao Senhor que lhes dê oportunidade para testemunhar, falar de Jesus, explicar o caminho da salvação. 

É bom ter sonhos, mas, para realizá-los, importa começar aqui e agora! 

Aplique os princípios nos quais acredita

Se desejamos maturidade espiritual e sonhamos ser usados por Deus em algum ministério precisamos pôr em prática os princípios básicos da fé cristã. 

Alguns desses princípios são: conhecer e praticar os ensinos da Palavra de Deus; amar o próximo, ser bondoso para com todos, servir com humildade, buscar sempre a direção de Deus em todos os planos e realizações, etc.  Isso e muito mais é ensinado de um modo ou de outro em toda a Bíblia. A carta de Tiago talvez seja a mais prática de todo o Novo Testamento. Por isso é um verdadeiro manual para a cura da hipermetropia espiritual. Veja.

“Não se limitem a ouvir a Palavra. Ponham-na em prática” (1.22).

“De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstrarem por meio de suas ações” (2.14). 

“Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria” ( 3.13).

Prestem atenção, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos a determinada cidade e ficaremos lá um ano. Negociaremos ali e teremos lucro’. Como sabem o que será de sua vida amanhã? O que devem dizer é: ‘Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isso ou aquilo’. Caso contrário, estarão se orgulhando de seus planos pretensiosos, e toda presunção como essa é maligna. Há muito que podemos fazer agora para chegarmos àquela estatura espiritual” (Tg 4.13-17).

Em cada caso, somos exortados a fixar nossos olhos nas responsabilidades e oportunidades que estão aí, diante de nós, aqui e agora. Tiago não está depreciando uma grande fé, uma grande visão ou grandes princípios. Ele está dizendo que toda fé verdadeiramente grande e toda visão se traduzem em ação. Não podem existir num vácuo.

É possível que o bom samaritano, posteriormente ao incidente na estrada de Jericó, tenha convocado uma conferência sobre os direitos humanos, tenha advogado melhor proteção ao longo daquela estrada e tenha empreendido viagens e pregações em favor de melhores relações entre judeus e samaritanos, mas a primeira coisa que ele fez foi pensar as feridas do viajante assaltado e levá-lo para uma pensão (hospital).

O famoso escritor Augusto Cury escreveu um livro intitulado “Não desista dos seus sonhos!” Certíssimo. Se orar pedindo a direção de Deus e, conforme ele o dirigir, abrir ou fechar portas, siga naquela direção, comece a trabalhar para realizar, digamos, não propriamente os seus sonhos, mas os sonhos de Deus para você.

Eber Lenz César (eberlenzcesar@gnail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *