Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

IV. Aprofunde seus conhecimentos bíblicos e teológicos

Nas postagens anteriores desta série, enfatizei a importância dos pastores levarem a sério seu relacionamento com Deus, a obediência à sua vontade e a santidade de vida.

Naturalmente, isto implicará em maior espiritualidade e dependência do Espírito. Bênção pura! Entretanto, e infelizmente, alguns pastores entendem que essa dependência do Espírito os dispensa de preparar cuidadosamente seus sermões. 

Por que não entender que o Espírito os guiará e iluminará enquanto estudam o texto bíblico, esboçam o sermão e o enriquecem com o auxílio de bons comentários bíblicos e outros instrumentos uteis? Isto, obviamente, com muita oração!

Mesmo não sendo um exegeta e teólogo erudito, conhecedor das línguas originais da bíblica, etc., o pastor e pregador precisa ter um bom conhecimento teológico e bíblico e pregar a Palavra com propriedade e zelo. 

Propriedade, digo, aplicando o textos bíblico e os argumentos usados no sermão às necessidades de seus ouvintes e ao contexto social ou mesmo mundial. 

Então pastor, para dizer o mínimo, aprofunde continuamente seus conhecimentos teológicos e bíblicos. E mantenha-se informado. Orando sempre, conte com a iluminação do Espírito  “… pregue a Palavra, esteja preparado…” (II Tm 4.2).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *