Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

V. Defina um perfil de ministério

Já escrevi aqui sobre a necessidade de todo pastor (e de todos os filhos de Deus) de buscar conhecer e, então, obedecer à vontade de Deus. Sua vontade inclui caráter, casamento, profissão e, no caso dos pastores, igreja a ser pastoreada, mudanças eventuais, perfil de ministério, etc.
Pastor querido, certamente você sabe que, além da formação teológica e bíblica, o Senhor lhe deu talentos naturais e dons espirituais. Essas dádivas graciosas de Deus, por si só, pelo menos em parte, sugerem um
perfil de ministério.

Arte perfil de ministerio

Seu ministério será local ou itinerante? Mais evangelístico ou mais doutrinário? Suas pregações serão mais tópicas ou mais expositivas? Você conduzirá os cultos de forma mais expontânea e informal, ou mais formal, tradicional e litúrgica? Como pretende servir à cidade?  

Algumas dessas características você, pastor, decidirá por si, com oração e, como dito, de acordo com seus dons e seu público alvo. Este é mais ou menos instruído? Materialmente mais ou menos necessitado? Mais ou menos tradicional? 

Entretanto, muito dos seus planos de ministério devem ser decididos em conjunto com sua liderança. Nada de autoritarismo! Noutro texto, direi algo sobre delegação de responsabilidades e trabalho em equipe. 

Estilo de ministério e planejamento não devem ser rígidos, imutáveis. Os pastores aprendem, as circunstâncias mudam, a igreja cresce, surgem novas necessidades… É preciso rever tudo, periodicamente. 

Neste contexto, lembro outra vez esta promessa do Senhor: “Eu o guiarei pelo melhor caminho para a sua vida [e para minha igreja], e lhe darei conselhos e cuidarei de você” (Sl 32.8). É preciso orar, confiar e trabalhar!

No amor de Cristo

 

Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *