Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

4. Amor ao próximo

Amor em três dimensões

4. O AMOR AO PRÓXIMO03 imagem amor ao proximo

Nas postagens anteriores, destacamos os textos mais importantes sobre o Amor a Deus e o Amor a Cristo. Vamos ver agora alguns textos sobre o Amor ao Próximo.

Jesus ensinou que o grande e primeiro mandamento é amar a Deus. E acrescentou:

“O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’” (Mt 22.39)  

O próximo, logicamente, é o indivíduo que está por perto; no sentido mais amplo, nossos semelhantes. Entre estes, os mais importantes são o cônjuge, os filhos, os parentes e os os irmãos em Cristo. Mais que os estranhos, estes próximos devem ser amados. “Maridos, ame cada um a sua esposa […]” (Ef 5.25). “As mulheres mais velhas devem […] instruir as mulheres mais jovens a amar o marido e os filhos” (Tt 2.3,4). O amor dos pais aos seus filhos inclui ensino (Pv 22.6), disciplina (Pv 13.24) e, sobretudo, exemplo de caráter e de fé (II Tm 1.5; 3.14-15). Os filhos também devem amar, respeitar e obedecer a seus pais (Ef 6.1-3). Quando estes envelhecem, devem manifestar-lhes gratidão e cuidar deles (I Tm 5.4).

O amor aos irmãos em Cristo é ordenado em várias passagens bíblicas. Jesus disse aos seus discípulos: “Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros” (Jo 13.34). E o apóstolo Paulo escreveu: ”Sempre que tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé“ (Gl 6.9-10). “Tratem todos com respeito e amem seus irmãos em Cristo”  (I Pe 2.17). 

No Sermão do Monte, Jesus nos ensinou a amar até mesmo os inimigos. […] amem os seus inimigos e orem por quem os persegue. Desse modo, vocês agirão como verdadeiros filhos de seu Pai, que está no céu” (Mt 5.43-45). 

Precisamos entender que, em todas essa passagens, o amor é mais que mero sentimento. É muito mais uma decisão seguida de ação, em obediência a Deus! “Se seu inimigo estiver com fome, dê-lhe de comer; se estiver com sede, dê-lhe de beber” (Rm 12.20). Esse amor é “sem hipocrisia”, “não fingido”, intenso, sacrificial, como o de Cristo. É fruto do Espírito (Gl 5.22). Então, “que o amor de vocês [nosso amor] transborde cada vez mais” (Fp 1.9).

 

Éber LENZ CESAR (eberlenzcesar@gmail.com. WhatsApp. +55 (61) 99251-8014

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *