Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Livro Pastorais da Pandemia

Este pequeno livro reúne 45 breves mensagens que escrevi durante e em seguida à Pandemia do Corona Vírus. São mensagens de conforto e esperança para tempos difíceis. Originalmente, eu as postei no Instagram e no Facebook.  Posteriormente, e as reescrevi e ampliei sem as restrições do Instagran, do Facebook e do WhatsApp, desenvolvendo um pouco mais os temas abordados. O leitor verá que, de fato,Capa pastorais pandemia

para os que creem em Deus e recorrem à Bíblia, não faltam palavras de esperança, de conforto e ânimo.

PARA ADQUIRIR

Faça contato com o autor pelo e-mail eberlenzcesar@gmail.com ou pelo WhatsApp +55 (61) 99251 8014. O livro custa R$ 25,00 + frete. Mas, presentemente está com um desconto de 30%, ou seja, pode ser vendido por R$ 17,50 + frete.

INTRODUÇÃO

Ano Novo, 2020. Famílias e amigos reunidos, refeições elaboradas, champanha, abraços, beijos, festa! Lá fora, fogos de artifício, shows musicais, multidões aglomeradas. Igrejas lotadas, pelo menos as que ainda celebram a passagem de ano com adoração, reflexão e orações. Esperança de um ano próspero, feliz, abençoado por Deus!

Ninguém podia imaginar… Seria o ano do coronavírus, da pandemia, das restrições, de sofrimentos inimagináveis. No começo, em sua maioria, as pessoas respeitariam a quarentena, ficariam isoladas em suas próprias casas, saindo apenas em casos de real necessidade, sempre usando máscara e mantendo-se distantes umas das outras.

A despeito desses e outros cuidados, em todo o mundo, milhões seriam contaminados e sofreriam com a Covid-19, uma doença nova, esquisita. Milhões perderiam a vida! Escritórios, comércio, restaurantes, escolas, clubes e igrejas fechariam as portas. O trabalho, que antes era feito nos escritórios, seria feito em casa. Salas ou quartos seriam adaptados para home office. As escolas depressa adaptariam seus cursos para aulas on-line. As igrejas, igualmente, passariam a realizar cultos on-line. YouTube, Zoom e outras plataformas de transmissão ao vivo seriam a “salvação”. Celulares e computadores ficariam saturados com Lives e mensagens de todo tipo. Natal e Ano Novo ainda seriam restritos, sem aglomerações, sem muita festa, tristes, sem graça…

A virada aconteceu… Esperava-se que 2021 seria melhor. Não está sendo, por enquanto!  A pandemia persiste, ainda mais grave. É a chamada “segunda onda”. Alguns países voltaram com o lockdown, o bloqueio total. Comércio, escolas, igrejas abriram e fecharam suas portas, experimentalmente, várias vezes. Cientistas e laboratórios correm contra o tempo para produzir vacinas contra o coronavírus; algumas já estão sendo aplicadas em muitos países. No Brasil, infelizmente, a aquisição e aplicação de vacinas, assim como tantas outras providências necessárias, seguem devagar, politizadas demais. Enquanto isso, para tristeza, espanto e horror de todos, a Covid-19 está matando perto de 4.000 brasileiros por dia! Terrível!

Eu disse acima que o YouTube, o Zoom e outras plataformas foram a “salvação”. Não exatamente. Foram e estão sendo um recurso limitado, temporário, pois somos todos gregários. Nós, brasileiros, precisamos e gostamos de estar com as pessoas, de sentir o calor humano. Latinos que somos, não podemos ficar sem abraços e beijos. Têm feito muita falta! Tanto que, por esta e outras razões, muitos estão sofrendo também com solidão, ansiedade e medo. Que tempo difícil!

Entretanto, pelo menos da perspectiva cristã, 2020 e 2021 estão sendo um tempo muito proveitoso, de aprendizado e crescimento espiritual. Nós, os que cremos em Deus e nos submetemos à sua soberana vontade ou permissão, os que cremos em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor, estamos experimentando a presença, o cuidado e o amor  de Deus todo o tempo. 

SUMÁRIO

 

Introdução
Minha experiência com a Covid, melhor dizendo, com Deus

  1. Isso vai passar!
  2. A graça da esperança
  3. A esperança das esperanças
  4. A esperança dos alfinetes
  5. Esperanças bem firmadas
  6. Santo remédio!
  7. Relva verde
  8. Aprendendo no deserto
  9. Bálsamo na pandemia
  10. Paz em plena pandemia
  11. Anime-se!
  12. Tire os sapatos
  13. De pais para filhos
  14. Contágio
  15. Dia de aflição
  16. Dia de angústia
  17. Dia de desolação
  18. Dia de decepção
  19. Dia de espera
  20. Dia de saudade
  21. Nem tudo está perdido!
  22. Só mesmo o Senhor!
  23. Por que orar?
  24. Antes de orar
  25. Orando de todo o coração
  26. Oração e obediência
  27. Oração e fé
  28. Ansiedade
  29. Solidão
  30. Culpa
  31. Medo
  32. Tristeza
  33. Dúvida
  34. Conflitos
  35. Distanciamento versus proximidade
  36. Mais que amigos
  37. Aceitar o outro como ele é
  38. Mala sem alça? Carregue!
  39. Se conselho fosse bom…
  40. Vamos, você consegue!
  41. Consolar? Como?
  42. Confessar? Isso também?
  43. Amor acima de tudo
  44. Deus não pode ser abalado!
  45. Cristo não pode ser abalado!

FRASES EXTRAÍDAS DOS CAPÍTULOS

Sofremos, choramos, lamentamos, questionamos! É humano! Porém, lembrando os feitos poderosos do Senhor, dobramos os joelhos em oração e clamamos por ajuda.

Deus, como um enfermeiro, nos assiste quando adoecemos e afofa o nosso colchão tornando-o o mais confortável possível.

Deus sabe da nossa angústia e espera que lhe falemos a respeito. Esta é a primeira coisa que devemos fazer no dia da angústia.

Santo remédio é dizer a si mesmo, ou ao cônjuge, ou a um outro familiar, ou mesmo às crianças: “Espere pelo Senhor e seja valente e corajoso; sim, espere pelo Senhor!”

DEPOIMENTO DE LEITORES

Pr. Prof Ziel Machado, Vice Reitor Acadêmico do Seminário Teológico Servo de Cristo, São Paulo, SP. Presidente de Honra da International Fellowship of Evangelical Students – IFES.

“Acabei de receber este novo livro escrito pelo Pr. Éber Magalhães Lenz César, publicado pela ed.Ultimato. Eu sou fã de carteirinha de seus textos, por isso já comecei a ler. Lerei uma meditação a cada dia, pois tem muito para pensar. Animo a que se unam comigo na leitura, este livro tem o sabor da experiência, ou como se diz na Biblia, sabedoria. Obrigado pr. Éber e Ultimato.”

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *