Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Ler a Bíblia com proveito

Ler a Bíblia com proveito

SÉRIE: LER A BÍBLIA COM PROVEITO

INTRODUÇÃO 

Lemos a Bíblia regularmente, fazemos estudos bíblicos, ouvimos sermões… Qual tem sido o proveito? O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: 

“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar… e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo  para toda boa obra” (II Tm 3.16-17).  

A Escritura tem sido útil para você? Pense nalguma coisa que você aprendeu nestes últimos dias, semanas ou meses lendo e estudando a Bíblia. Que mudanças ou vitórias ocorreram em sua vida e no seu lar como resultado desses estudos? 

Eu e Márcia estamos casados há 57 anos! Há uns 40 anos, tivemos um desentendimento mais sério, ocasionado por uma circustância adversa. Ela chegou a falar em separação… Resumindo a história: O Espírito trabalhou minha consciência… Pensei nos anos passados de namoro, noivado e desde o casamento. Quantas bênçãos, incluindo o ministério ministério pastoral e, à época, um trabalho especial com casais! Pareceu-me loucura interromper ou destruir tudo isso por um desentendimento. Então, mesmo magoado, peguei a Bíblia, sentei-me ao lado da Márcia e comecei a ler alguns textos. Ela começou a chorar… Coloquei o braço sobre seus ombros, nos ajoelhamos, oramos e nos reconciliamos! Bíblia, oração, obediência, amor, perdão, reconciliação… Remédios infalíveis! 

Precisamos ler a Bíblia, participar de estudos bíblicos em grupos, ouvir sermões como os Tessalonicenses o fizeram, conforme testemunhou o apóstolo Paulo: Quando o apóstolo os visitou e lhes pregou a Palavra, eles a receberam “com avidez” (At 17.11), “com alegria do Espírito Santo” (I Ts 1.6), “não como palavra de homem, e, sim, como Palavra de Deus” (I Ts 2.13). Resultado: muitos deles se converteram e  se tornaram modelo para outros os crentes em toda aquela região (I Ts 1.7). 

Precisamos aprender a tirar proveito dos estudos bíblicos individuais e coletivos que fazemos, e também dos sermões que são pregados nas igrejas. Nesta e nas próximas mensagens vamos refletir, ainda que muito brevemente,  acerca do que a Bíblia nos diz sobre Deus, Cristo, promessas de Deus, oração, obediência, pecado, boas obras, mundo, alegria. Nosso objetivo é encorajá-lo a tirar o máximo proveito da Bíblia. 

 

  1. A Bíblia e Deus

  2. A Bíblia e Cristo 

 Aguarde demais mensagens

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *