Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

COMUNHÃO

COMUNHÃO

COMUNHÃO

I Jo 1.1-10

Vivemos numa sociedade massificada, globalizada, despersonalizada, automatizada. Números, celulares e tablets são mais importantes que pessoas e uma boa conversa. Há muita desconfiança, egoísmo e medo. Por tudo isto, e mais, há por aí, em todos os níveis da população, uma quantidade enorme de anônimos aflitos e solitários, gente desconhecida que a ninguém conhece o suficiente para conversar, compartilhar, rir e chorar. Como disse Martin Luther King Jr.

”Temos aprendido a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a simples arte de viver juntos como irmãos.”

Que falta faz uma pessoa amiga, capaz de ouvir, sensibilizar-se, encorajar,  compartilhar de igual para igual. Somos gregários por natureza. Necessitamos de companhia, de comunhão. Gostamos de pertencer à família, ao grupo, à sociedade, à igreja.

Comunhão na igreja

Na igreja? Sim, principalmente. É nesta família maior, chamada “família de Deus” (Ef 2.19) que podemos desenvolver as amizades mais preciosas. De fato, os membros da igreja são “irmãos” ou  mesmo “mais próximos que um irmãos” (At 1.15; Pv 18.24).

Os cristãos primitivos tinham plena consciência de serem uma só família (Ef 2.19); uma só videira (Jo 15.5); um só templo (I Pe 2.4). Eles “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão […]” (At 2.42). Compartilhavam até mesmo os bens materiais: “Todos os que creram estavam juntos, e tinham tudo em comum […]” (At 2.44-45). Amavam uns aos outros, (Jo 13.34-35); alegravam-se e choravam uns com os outros (Jo 13.34-35; Rm 12.15). A maioria das igrejas hoje não vive essa comunhão, não nessa profundidade. Mesmo assim, ainda é na igreja que as pessoas experimentam a melhor comunhão.

O texto áureo da comunhão 

Uma das passagens mais importantes da bíblia sobre comunhão é  I Jo 1.1-10. Vemos ali a base, a natureza, a condição e o resultado da verdadeira comunhão.

1. A base da comunhão. “Proclamamos a vocês aquele que existia desde o princípio […]. Ele estava com o Pai e nos foi revelado. Anunciamos-lhes aquilo que nós mesmos vimos e ouvimos, para que tenham comunhão conosco.” (vs.1-3). A comunhão ocorre como resultado da evangelização e da salvação dos que creem..

2. A natureza da comunhão. É vertical primeiro, horizontal em seguida. João acrescenta: “E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo”  (v.3). A comunhão com o Pai só é possível através do Filho (Jo 14.6; II Co 5.18-19). Tornamo-nos “filhos de Deus” e, consequentemente, “irmãos” quando recebemos o Filho de Deus em nosso coração (Jo 1.12; Ef 1.5). Estabelecida a comunhão vertical com o Pai e com o Filho, é fácil usufruir da comunhão com os “irmãos”.

3. A condição da comunhão. Andar na luz. “Deus é luz, e nele não há escuridão alguma […].  Se vivemos na luz como Deus está na luz, temos comunhão uns com os outros […]” (vs.5,7. Ver Jo 8.12). Se queremos ter comunhão com as pessoas, precisamos sair das trevas da hipocrisia, do fingimento, das aparências, do pecado disfarçado, e andar como “filhos da luz” (Ef 5.8). A comunhão exige transparência, olhos nos olhos, rostos sem véus, sem máscaras. Mais provavelmente, isso envolverá admissão de fraquezas e pecados. Por isso João acrescenta: “Se afirmamos que não temos pecado enganamos a nós mesmos […]. Mas se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (vs.8-9).

4. Resultado da comunhão. Alegria. “Escrevemos estas coisas, para que vocês participem plenamente de nossa alegria” (v.4). 

Conclusão

Se você é um destes indivíduos autocentrados, isolados, solitários, agarrados ao celular, tente mudar isso. Você precisa dos outros, sim, e eles precisam de você.

“A única forma de ter um amigo é ser amigo.” (Ralph Waldo Emerson).

E se você ainda não conhece as alegrias da comunhão cristã, se ainda não frequenta regularmente uma igreja onde existe comunhão, veja lá como está a sua comunhão com o Pai e com o Filho. Se ainda não o fez, leia os evangelhos, receba a Jesus em seu coração e em sua vida. Depois, venha e congregue-se conosco. Precisamos e queremos ter comunhão com você. E acreditamos que você também precisa dessa comunhão. Além dos cultos de adoração e pregação bíblica nos domingos, temos Pequenos Grupos de Comunhão, Estudo Bíblico e Oração durante a semana. Faça contato conosco.

“Escrevemos estas coisas, para que vocês participem plenamente de nossa alegria”.

eberlenzcesar@gmail.com.

WApp IGREJA SAL DA TERRA BRASÍLIA – 61 99338 9444

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *