Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

V. Tempo de renovar com a igreja

Pense em algum convite importante que você recebeu no transcorrer de sua vida. Pra que foi? Aquele convite o alegrou? Por que?

Agora veja o que disse o rei Davi, no Salmo 122:

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” (v.1).

Você tem sido convidado para reuniões em alguma igreja, no templo ou em algum outro lugar utilizado para este propósito? Percebeu a importância e o privilégio do convite? Alegrou-se com o mesmo? Aceitou-o?

O convite é e Deus, de Cristo! (Mt 11.28). Já pensou? O Espírito Santo faz-nos conscientes do mesmo falando ao nosso coração. Nós o percebemos quando  alguém nos transmite o recado divino, e, de algum modo, pensamos: “Até que eu gostaria… Estou precisando…” Todos temos sede de Deus, mesmo quando não a identificamos muito bem. Mas… Sempre há conflito de interesses ou preconceitos, quando não decepções sofridas com a igreja, com a fé e até mesmo com Deus. Relutamos! Esse é o momento para renovar com a igreja!

Que é igreja?

 

Antes de tudo, é preciso lembrar que a palavra igreja traduz o termo grego eclesia, que, no mundo greco-romano, designava a assembleia de cidadãos convocados e reunidos na praça para ouvir os decretos do rei ou para outros fins. Os autores sagrados usaram-no para designar o povo que crê em Jesus e se reúne para ouvir sua Palavra e adorar a Deus  (At 9.31). Portanto, é importante entender que igreja é gente; não um edifício ou templo.

Há a igreja universal (ou global), espalhada pelo mundo. Esta inclui os cristãos verdadeiros de todos os tempos. Há também a igreja local, que reúne os cristãos de uma determinada área geográfica e que é expressão da igreja global. Os membros da igreja têm consciência uns dos outros, e certa comunhão, a chamada comunhão dos santos. De fato, o apóstolo Paulo referiu-se à igreja como sendo a família de Deus (Ef 2.19).

A igreja não é perfeita… ainda!

 

Formada de gente, gente com defeitos e pecados, a igreja também os tem, claro. Se somos realmente cristãos, se nos arrependemos dos nossos pecados e cremos em Cristo, recebendo-o como nosso Salvador e Senhor, fomos perdoados e transformados, mas ainda temos defeitos e pecamos. Assim sendo, não há porque criticar e ausentar-se da igreja porque esse ou aquele irmão pecou. A Bíblia nos ensina o que fazer, neste caso:

“Não julguem, para que vocês não seja julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mt 7.1-5, NVI).

“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir,leve consigo mais um ou dois outros, de modo que qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele recusar ouvir também à igreja, trate-o como pagão ou publicano” (Mt 18.15-18. NVI).

“Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros…” (Gl 6.1-2. Ver Tg 4.11. NVI).

Contudo, a igreja está sendo aperfeiçoada. “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse… para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa… santa e sem desfeito” (Ef 5.25-27). O aperfeiçoamento da igreja está em processo. É obra de Cristo, pelo Espírito Santo. Paulo escreveu à igreja e Filipos: “Aquele que começo a boa obra em vós, há de completá-la até ao dia de Cristo” (Fp 1.6. Ver I Jo 3.2).

Se é assim, por que criticar a igreja? Por que apontar defeitos? Não os temos todos? Além disso, estamos sendo aperfeiçoados… Com o martelo da Palavra e o cinzel do Espírito, o Divino Escultor trabalha nossos corações e nossa vida. Quer moldar-nos segundo a sua própria imagem!  (Ver Rm 8.29. Ef 4.11-13). Portanto, não se ausente da igreja. Tenha paciência consigo mesmo e com os outros. Deus está trabalhando…

Por que participar da igreja?

 

Além do que já foi dito, e esboçando, concluo com algumas respostas a esta pergunta. Leia os textos bíblicos indicados.

1) Porque a igreja é ideia de Deus. Foi uma boa ideia? O que você diz?

2) Porque Cristo amou a igreja e se entregou por ela…” (Ef 5.25).

3) Porque os primeiros cristãos, discípulos de Jesus, reuniam-se como igreja e em cada lugar estabeleciam novas igrejas (At 2)

4) Porque os atos de culto, principalmente a pregação, nos alimentam espiritualmente, nos confortam e nos fortalecem para as lutas da vida.

5) Porque abandonar a igreja reflete problemas espirituais, emocionais e relacionais. Exemplos: Perda de perspectiva, do sendo se prioridade, do primeiro amor; frieza espiritual, descaso; discórdias, ressentimentos…

Assim sendo, “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns…” (Hb 10.25)

Leia as próximas mensagens desta série:

I. Introdução e Tempo de renovar com Deus 

II.Tempo de renovar com com Cristo

III. Tempo de renovar com o Espírito

IV. Tempo de renovar com a piedade (Bíblia e oração)

V. Tempo de renovar com a Igreja

VI. Tempo de renovar com a família

Pr. Éber Lenz César – eberlenzcesar@gmail.com

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *