Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

V. Por que, Judas?

Ao contrário do que hoje estamos vivenciando, as ruas de Jerusalém estavam apinhadas de gente, peregrinos que tinham vindo celebrar a Páscoa. Entre eles, Jesus, seus discípulos e amigos galileus. As autoridades judaicas “se reuniram… e deliberaram prender Jesus, à traição, e matá-lo. Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto” (Mt 26.3). Mas Deus tinha outros planos… (Ver SI 33.10,11).WhatsApp Image 2020-03-24 at 16.14.00 (1)

Para surpresa daqueles religiosos, Judas os procurou e, por uma propina, ofereceu-se para lhes entregar Jesus, durante a festa, na calada da noite, no Getsêmani. Sabia que Jesus estaria ali. Era onde ele costumava ir para orar (Mt 26.14-16,30). Quais podem ter sido os motivos de Judas?

Possivelmente, não era mais pecador que os demais que Jesus escolheu. Teve as mesmas oportunidades. Porém, no âmago de seu caráter havia uma fraqueza: o amor ao dinheiro! (João 12.1-6). E “o amor ao dinheiro é raiz de todos os males” (I Tm 6.9-10).

Além disso, Judas não lidou bem com as expectativas equivocadas acerca do Messias, comuns entre os judeus. Os outros discípulos também não entendiam bem a postura e os ensinos de Jesus a respeito, mas confiaram nele, seguiram com ele… Judas, ao contrário, foi perdendo o entusiasmo, a confiança, o amor. Aquela de Jesus entrar em Jerusalém montado num jumentinho foi demais para ele… “Que vergonha! Que Messias é esse? Pra mim chega! Vou cair fora, se possível com algum dinheiro.”

Que oportunidades espirituais o Senhor lhe tem dado? Que fraquezas ameaçam sua relação com Cristo e com sua Igreja? Judas perdeu-se… Os outros discípulos, embora imperfeitos, foram salvos pelo Messias crucificado! Testemunharam sua ressurreição e, por fim, entenderam a natureza do Reino!

Leia as outras mensagens desta série:

  Introdução

  1. Introdução
  2. Primeiro a cruz, depois o céu
  3. E o povão não entendeu
  4. Quando a religião só atrapalha
  5. Por que, Judas?
  6. A hora mais sombria
  7. A crucificação de Jesus
  8. A ressurreição de Jesus

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *