Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

I. Leve a sério seu relacionamento com Deus

IMG-7725Tenho 81 anos, sou pastor há 57 anos e, pela graça de Deus, ainda estou pastoreando. Um pastor com a metade da minha idade pediu-me  para postar alguns conselhos para pastores mais jovens.

Ser pastor, pastor mesmo, não é fácil. Requer certeza do chamado de Deus para esse ministério, dedicação, e íntima comunhão com Deus. Este, então, é o meu primeiro conselho.

I. Leve a sério seu relacionamento com Deus

 

Obviamente, neste relacionamento, o mais importante é a prática da oração. Jesus, cuja comunhão com o Pai era plena, com frequência, “retirava-se para lugares isolados a fim de orar” (Lc 5.16). Em quase todas as suas cartas, o apóstolo Paulo menciona suas orações pelas igrejas. 

Martinho Lutero, um dos líderes da Reforma, dizia: “Se eu deixar de gastar duas horas em oração a cada manhã, o diabo consegue a vitória no decorrer do dia.” Mais provavelmente, nenhum pastor moderno é mais ocupado do que Jesus, Paulo, Lutero…

Richard Newton, clérigo inglês do século XVIII, escreveu: “Desde há muito tempo aprendi que, se devo ser ministro, só a fé e a oração podem fazer-me ministro”.

Então, pastor, separe um tempo para orar, todos os dias. Ore para não cair em tentação, ore por sua esposa, por seus filhos; ore por iluminação espiritual e sabedoria quando for preparar um sermão; ore por sua igreja; não decida nada sem muita oração… 

Tão importante quanto a oração é o estudo bíblico cuidadoso, não somente para preparar sermões, mas para o próprio crescimento espiritual. Jesus disse que “a boca fala do que o coração está cheio” (Lc 6.45). Então, encha o seu coração com a Palavra de Deus. Depois, transborde a Palavra no púlpito. 

Sabemos, por experiência, e com pesar, que o pecado se interpõe entre nós e Deus; quebra a comunhão (Is 59.2). Então, leve isto a sério. Oração, estudo bíblico, vigilância, prudência… Essa antiga oração ainda funciona: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Sl 119.11).  

No amor de Cristo,

Éber LENZ CESAR (eberlenzcesar@gmail.com)

Leia os outros textos desta série:

 

II. Busque a vontade de Deus

III. Busque a santidade

IV. Aprofunde seus conhecimentos bíblicos e teológicos

V. Defina seu perfil de ministério

VI. Não negligencie sua esposa e seus filhos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *