Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

7 Palavras de Cristo na Cruz (II)

II. “Hoje estarás comigo no paraíso!”

Jesus foi crucificado com dois malfeitores, “um à sua direita, e outro à sua esquerda” (Mc l5.27). A cruz de Cristo foi posta no meio porque a intenção de Pilatos era expor Jesus à zombaria do povo (Jo 19.19). De fato,

“Os que iam passando, blasfemavam… dizendo: … Salva-te… descendo da  cruz… Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se; desça agora da cruz o Cristo, o rei de Israel, para que vejamos e creiamos. Também os que com ele foram crucificados o insultavam.” (Mr 15.31-32).

1. A conversão de um malfeitor.

Então, alguma coisa aconteceu. Um dos malfeitores parou de insultar a Jesus, censurou o outro, confessou seus próprios pecados, reconheceu a inocência de Jesus, confiou nele e pediu-lhe que o salvasse (Lc 23.39-42). Seu pedido, “Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino”, mostrou convicção de que:

  • Há vida após a morte
  • Jesus é Rei
  • Jesus pode salvar

Que conversão extraordinária! Na última hora da vida! Completa! Verdadeira!

2. O testemunho de Jesus.

Quais podem ter sido as causas desta conversão? Bem pode ser que aquele malfeitor tivesse ouvido Jesus pregar, sem, contudo, converter-se. Momentos atrás, tinha ouvido Jesus dizer: “Pai, perdoa-lhes…”. Tudo isto pode ter contribuído para sua conversão. Entretanto, acreditamos que foi o testemunho de Jesus que, por fim, quebrou aquele coração empedernido. Até então, Jesus não lhe tinha dito uma palavra. Porém, exemplos falam mais alto do que palavras. Emerson costumava dizer: “O que você é fala tão alto que eu não posso ouvir o que você diz.” Se quisermos vencer a resistência das pessoas ao Evangelho, precisamos viver o Evangelho!

3. A promessa de Jesus.

Essa palavra de Jesus ao malfeitor convertido, foi uma promessa: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). Sabemos muito pouco sobre a vida além da morte. Esta é a nossa “curiosidade mais intensa e reverente” (C. Kingsley).

A segunda palavra de Cristo na cruz ensina-nos pelos menos três coisas a respeito:

a) A alma sobrevive além da morte e permanece consciente. Os céticos dizem que após a morte não há nada; os Adventistas do Sétimo Dia ensinam que a alma dorme com o corpo, na sepultura, até à ressurreição. Nem uma coisa nem outra. Jesus disse ao malfeitor: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.

b) Os espíritos dos justos vão para o paraíso. Os judeus especulavam sobre a glória e a felicidade do homem no Éden, antes da entrada do pecado no mundo; projetavam o passado no futuro e esperavam um tempo comparável àquele do Éden. Este “Éden escatológico” recebeu um nome persa ou iraniano: “Paraíso”, um jardim muito lindo e repousante. Os judeus acreditavam também que o “paraíso” (não necessariamente um jardim) já existe, de forma oculta, e que as almas dos justos são levadas para lá, no momento de sua morte (II Co 12.4; Ap 2.7). Foi isso mesmo que Jesus prometeu ao malfeitor convertido. (Ver Lc 16.22,25).

c) Os espíritos dos justos vão estar com Cristo. Um  “paraíso” e  céu com portas de pérola, ruas de ouro, rio de água da vida e árvore da vida são metáforas, belas metáforas (Ap 21.21; 22.1-2), Não são, porém, tão confortantes e alegres como a certeza de que, então, estaremos com Cristo. A promessa de Jesus ao ladrão convertido foi: “… estarás comigo no paraíso” . Por isso o apóstolo Paulo disse aquelas conhecidas e maravilhosas palavras: “Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro… tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor” (Fl 1.21,23. Ver II Co 5.8).

Após esse tempo com Cristo, num estado espiritual e intermediário, ou seja, quando Jesus voltar à terra, os mortos em Cristo ressuscitarão,  receberão novos corpos, tais como o de Cristo, que ressuscitou três dias após a sua morte. Estes crentes ressuscitados, e todos os crentes que estiverem vivos na ocasião, serão “arrebatados”, isto é‚ irão ao encontro do Senhor nos ares. “E estaremos para sempre com o Senhor” (I Ts 4.13-18). A condição única exigida é que o pecador se arrependa sinceramente dos seus pecados e creia em Cristo. Foi tudo o que o ladrão fez.

Você já se arrependeu dos seus pecados, sinceramente? Já creu em Cristo e no seu sacrifício expiatório na cruz? Tem convicção de que estará com ele no “paraíso”? Maravilha da graça!

Leia as outras mensagens desta série. Compartilhe pelo Facebook

As sete palavras de Cristo na Cruz

1. “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”
3. “Mulher, eis aí teu filho…”
4. “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”
5. “Tenho sede!”
6. “Está consumado!”
7. “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”

Pr. Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *