Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Sede santos (Série)

Sede santos (Série)

Série de mensagens sobre santidade

I. ”SEDE SANTOS”

INTRODUÇÃO

                         

Na Bíblia, há uma quantidade enorme de passagens sobre “SANTIDADE” e “SANTIFICAÇÃO”. Estas passagens ensinam que Deus é Santo,  e que, por isso mesmo, Seus filhos devem ser santos.

No Velho Testamento, Deus disse a Israel, Seu povo:

“Eu sou o Senhor vosso Deus: portanto, vós vos consagrareis, e sereis santos, porque eu sou santo.” (Lv 11.44). 

Junto ao Jordão, antes de encetar a conquista da Palestina, 

“Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3.5). 

Os salmistas exortavam os crentes do Velho Testamento a adorarem o Senhor “na beleza  da  santidade” (Sl 29.2); e diziam: “Ele exalta… o louvor dos Seus santos” (Sl 148.14). Os mesmos salmistas oravam, dizendo: “… à Tua casa convém a santidade, Senhor, para todo o sempre.” (Sl 93.5).

O Novo Testamento chama os crentes de “santos” (At 9.13; Rm 12.13). Os apóstolos endereçaram suas epístolas 

“aos santos” (II Co 1.1; Ef 1.1),  

“aos santificados…, chamados para ser santos” (I Co 1.2), 

“aos eleitos de Deus, santos e amados” (Cl 3.12), 

“aos eleitos… em santificação do Espírito…” (I Pe 1.2). 

A igreja é

“raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (I Pe 2.9).

Na Bíblia, a palavra santo quer dizer “separado”. Neste sentido, os crentes individualmente, e a igreja como um todo, já são santos, posto que já foram separados ou postos à parte para Deus, para serem Sua “propriedade exclusiva”. Noutro sentido, porém, tanto os crentes em particular como a igreja estão sendo santificados, isto é, aperfeiçoados. A “santidade” de que fala a Bíblia exige uma completa mudança de comportamento. Os “santos” precisam viver santamente. Não o conseguem do dia para a noite, mas  progressivamente, e com a indispensável ajuda do Espírito Santo. O processo é chamado de “santificação”. 

Paulo escreveu aos “santos” de Tessalônica: 

“Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes,  quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis,  progredindo cada vez mais… Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação…” (I Ts 4.1-3). 

E Pedro escreveu: 

“… não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário,  segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (I Pe 1.14-16). 

O autor da epístola aos Hebreus também escreveu: 

“Segui… a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14). 

Esta passagem indica que a SANTIFICAÇÃO é tão importante quanto a REGENERAÇÃO e a JUSTIFICAÇÃO. Sem qualquer destas operações do Espírito Santo, não veremos o Senhor! Elas estão juntas na Soteriologia, isto é, na doutrina da Salvação. 

Este versículo “mostra claramente a absoluta necessidade de santificação para que a Salvação se consuma. E essa santificação é uma autêntica mudança moral em nós, uma revolução espiritual que nos torna tipos diferentes de seres…” (O NT Interpretado Versículo por Versículo).

Somos santos? Já  fomos separados do mundo e postos à parte para Deus? Vivemos vidas santas? Estamos “progredindo cada vez mais” nesta prática? “Esta é a vontade de Deus, a vossa  santificação” (I Ts 4.3). “Segui… a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”! 

 

Éber Lenz César

Outras mensagens desta série:

  1. Sede santos
  2. Chamados para ser santos
  3. Santidade com esforço e mudança
  4. Santidade e obediência
  5. Por que a santificação é tão importante
  6. Santidade é para você

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *