Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Você pode superar suas crises!

Você pode superar suas crises!

Todos enfrentamos dificuldades, muitas e complexas dificuldades. Como se diz, a vida nao é nada fácil! Temos problemas em casa, na escola, no trabalho e também na igreja… Os relacionamentos são difíceis; o dinheiro é pouco; as adversidades são frequentes; às vezes falta-nos disposição ou mesmo saúde. Enfrentamos crises! Problemas e crises não devem nos surpreender; não são motivo para desânimo e desistência. Os problemas podem ser resolvidos. Quando não, Deus nos ajuda a viver com eles, acima deles, tirando proveito deles.

Além disso, as crises passam. Robert Schüller escreveu:

“Em tempos de dificuldades, você pode até pensar que os seus problemas não terão fim. Mas isso não é verdade. Toda montanha tem um topo. Todo problema tem uma duração limitada. A questão é: Quem é que vai desistir primeiro, você ou o problema?”

Sim, há um limite para as crises e Deus quer que as enfrentemos cara a cara, com um atitude cristã. Como?

1. Enfrente as crises com coragem.

Logo depois do Êxodo, Israel enfrentou uma crise tremenda. O Faraó se arrependeu de tê-los deixado sair do Egito e os perseguiu no deserto, até as praias do Mar Vermelho. Moisés ouviu a voz de Deus e disse ao povo: “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor […]. O Senhor pelejará por vós!” Em seguida, Deus ordenou a Moisés: “Dize aos filhos de Israel que marchem […]” (Êxodo 14.13-15). E o mar se abriu diante deles! Passaram a pé enxuto!  Aquela gente marchou à frente do problema e por sobre o obstáculo!

Posteriormente, numa outra crise, Deus disse a Josué, sucessor de Moisés: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1.9).  No Novo Testamento, o apóstolo Paulo escreveu, sem presunção, mas com muita coragem e fé: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).

2. Enfrente as crises com oração e fé.

Se estiver enfrentando problemas, passando por crise, ore e confie. Lembre-se destes versículos do Salmo 37: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará […]. Descansa no Senhor e espera nele!” (vs. 5,7).

3. Enfrente as crises com paciência.

O rei Davi testemunhou: “Esperei confiantemente pelo Senhor, ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro […]. Bem aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança!” (Salmo 40.1,4). O profeta Isaías escreveu: “Os que esperam no Senhor renovam as suas forças” (Isaías 40.31). E o citado apóstolo Paulo resumiu tudo, dizendo: “[…] regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes” (Romanos 12.12).

4. Enfrente as crises em comunhão com Deus e sua igreja.

Isto é muito importante. Deus perdoa, redireciona, conforta, fortalece. Ele o faz pelo Espírito Santo, pela Palavra escrita e pela igreja. O rei Davi enfrentou uma crise tremenda quando, tentado, caiu em adultério. Deus lhe falou à consciência através do profeta Natã. O rei confessou, foi perdoado e reorientado. Deus lhe disse: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e te darei conselho” (Salmo 32).

Deus disse a mesma coisa ao povo de Israel, anos mais tarde: “Os teu ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30.21). Não ouviremos se estivermos distante de Deus e dos irmãos em Cristo. Nas crises, muitos ficam zangados com Deus… e com a igreja. Transferem culpa (se há alguma)!  Falando por metáforas: Na doença, jogam fora o remédio! Na fome, abandonam a mesa onde a comida é servida; na tristeza, desprezam o conforto! E que a igreja dê remédio, não veneno; alimento sadio, nao gordura; orientação e conforto, nao censura e condenação! Quem fala e aconselha, corrige se necessário, precisa fazê-lo com amor, brandura, base bíblica: “Se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura […]” (Gálatas 6.1). “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria […] em nome do Senhor Jesus […]” (Colossenses 3.16-17).  “Toda a Escritura é inspirada e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça […]” (II Timóteo 3.16-17).

Então, se ou quando estiver enfrentando uma crise, de qualquer espécie, tenha coragem, ore, confie, espere e incremente sua comunhão com Deus, com Cristo e com sua igreja! Busque ajuda, se precisar! Vença! Seja feliz!

Ficarei grato se comentar e compartilhar.Abençoe seus irmãos e amigos.
 
Pr. Éber Lenz César, que já passou por muitas crises…
eberlenzcesar@gmail.com
eberlenzcesar.blog.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *