Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

I Tess- III. Mais ação de graças (I Ts 2.13-20)

ESTUDO III – MAIS AÇÃO DE GRAÇAS. 2.13-20

No capitulo 1,  Paulo mencionou as orações que ele e seus companheiros  faziam agradecendo a Deus a FÉ, o AMOR, a ESPERANÇA e o bom exemplo dos cristãos tessalonicenses (1.2-9). Na primeira metade do cap. 2, Paulo se defendeu das acusações dos seus adversários. Na segunda metade desse capítulo, ele volta a falar de ação de graças e dos adversários, e conclui  com expressões de grande interesse e afeto pelos “irmãos” tessalonicenses.

1. HÃ SEMPRE MAIS PARA AGRADECER. V. 13a.

“Outra razão ainda temos nós para dar graças a Deus…” É assim mesmo conosco. Depois de tudo agradecermos, descobrimos que há mais para agradecer. São tantas as bençãos! Ver SI 40.5; 103.2.

2. PALAVRA DE HOMENS OU PALAVRA DE DEUS? V. 13b.

Em 1.5 Paulo lembra aos tessalonicenses que o evangelho que pregou em Tessalônica não consistiu “tão somente em palavras [retórica], mas sobretudo em poder, no Espírito Santo”. Agora, ele dá graças a Deus porque eles receberam sua pregação “não como palavra de homens, e, sim, como Palavra de Deus.” Os pregadores de hoje precisam seguir o exemplo  de Paulo, conforme exposto em I Co 2.1-5; I Ts 1.5; 2.3-6; os ouvintes devem seguir o exemplo dos tessalonicenses, segundo observarmos em I Ts 1.6 e 2.13. Ver Tg 1.21-22

3. O PODER DA PALAVRA DE DEUS. vs. 13-14.

A Palavra de Deus pregada por Paulo e Silas em Tessalônica convertera alguns judeus, “numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres” (At 17.1-4). Estes novos convertidos tornaram-se cristãos “modelo” (l Ts 1.7). Agora, eles estavam padecendo da parte dos próprios patrícios… Paulo foi informado a respeito. A princípio ficou com as boas notícias que Timóteo lhe trouxe de Tessalônica (3.1-3,6), tranquilizou-se. Os crentes tessalonicenses, como os das igrejas da Judeia, estavam prontos para sofrer por amor a Cristo! Era esta uma outra evidência do tremendo poder que a Palavra de Deus exerce sobre aqueles que a recebem como tal, e crêem nela. Paulo escreveu àqueles cristãos: “[…] a Palavra de Deus […] está operando eficazmente em vós, os que credes.” 

Você tem ouvido com atenção a pregação da Palavra de Deus? De que modo ela tem operado eficazmente em você? Ver II Tm 3.16-17.

4. ADVERSÁRIOS DE ONTEM E DE HOJE. Vs. 15-20.

Judeus perseguiram e mataram profetas nos tempos do Velho Testamento; judeus perseguiram e mataram o Senhor Jesus quando “veio para o que era Seu, mas os seus não o receberam” (Jo 1.11); judeus alvoroçaram a população de Tessalônica contra Paulo e Silas (At 17.5), e depois a de Bereia (At 17.13); os adversários dos quais Paulo defende-se na primeira parte deste capitulo de sua carta aos tessalonicenses, eram judeus; os cristãos da Judéia tinham sofrido nas mãos dos judeus; e agora os cristãos de Tessalônica também estavam sendo perseguidos por judeus. Paulo afirma que estes judeus “não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens”. São adversários dos homens especialmente porque tentam impedir que eles ouçam o evangelho e sejam salvos. A medida dos seus pecados está se enchendo. A ira de Deus está contra eles! E pensar que ainda hoje há tantos que perseguem os cristãos, ou tentam impedir que os perdidos ouçam o evangelho e sejam salvos!

Em contrapartida, Paulo ama os tessalonicenses, e tem um grande carinho para com eles. Deseja muito visitá-los. Espera alegrar-se muito na vinda do Senhor Jesus, vendo à Sua direita, salvos, esses frutos do seu labor em Tessalônica. Os crentes tessalonicenses são a sua coroa, a sua glória, a sua alegria! A ira de Deus se volta contra os que impedem a evangelização, a obra de missões. Mas os que ganham almas para Cristo têm grande alegria!

 

Éber César (eberlenzcesar@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *